A Associação de Jogadores da NBA (NBPA, na sigla em inglês), confirmou oficialmente que decidiu junto à organização da liga que o retorno da competição para 2020/21 acontecerá no dia 22 de dezembro deste ano.

A temporada regular, prevista para acontecer entre dezembro e julho, terá menos jogos que o habitual. Normalmente, cada franquia disputa 82 partidas antes dos playoffs, mas desta vez serão apenas 72.

Isso porque a Associação de Jogadores defende que os atletas estão mais desgastados por conta do alongamento da última temporada, que só terminou no dia 11 de outubro na bolha de Orlando. A ideia inicial era de adiar o reinício do torneio os primeiros meses de 2021, mas a liga tem interesse comercial nos jogos próximos às festas de fim de ano, data muito lucrativa na televisão dos Estados Unidos.

Outro motivo para a escolha da data são as Olimpíadas de Tóquio, com início marcado para o dia 23 de julho, e que não coincidiriam com as finais da NBA.

Pelas medidas de segurança da covid-19, os jogos devem seguir acontecendo sem a presença de torcedores, ou com apenas uma parcela das arquibancadas ocupadas.