O Palmeiras entra em campo para enfrentar o Bahia apenas às 19 horas (de Brasília) deste sábado, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Pituaçu. Na primeira semana cheia desde a retomada do futebol, o clube foca a reabilitação física de seus jogadores.
“Procuraremos fazer a recuperação do que foi gerado de stress e dano muscular nas últimas semanas. Utilizando toda a estrutura que temos aqui para otimizar a recuperação, desde a nutrição aos processos internos”, afirmou o fisiologista Vinicius Ponzio.
Entre os dias 22 de julho e o último domingo, em um calendário movimentado, o Palmeiras disputou um total de 10 partidas. Willian, Patrick de Paula, Gabriel Menino, Bruno Henrique, Rony e Luiz Adriano foram os únicos que participaram de todos os jogos desde então.
“O controle de carga será fundamental para equilibramos bem e retomarmos essa sequência de jogos e demanda que teremos nas próximas semanas”, disse Vinicius. Os dados coletados pelo GPS e a nova tecnologia de monitoramento cardíaco adquirida pelo clube permitem a elaboração de um cronograma individualizado para cada jogador.
“Os próprios atleta têm essa consciência. Quando terminam os treinos e jogos, eles nos procuram para saber o quanto percorreram em alta intensidade, a distância total, até para fazermos as manipulações durante a semana. Para nós é bacana esse interesse, valoriza e ajuda o nosso trabalho”, declarou o fisiologista do clube.
Lesionado, o lateral direito Marcos Rocha é desfalque certo contra o Bahia certo e deve ser substituído por Mayke. O lateral esquerdo Matias Viña e o atacante Gabriel Veron, em processo de transição física, têm chances de retornar. Já o zagueiro Felipe Melo ainda não iniciou a transição e pode seguir fora.