Curitiba - Com um elenco alternativo e focado no desenvolvimento de jogadores, o Athletico iniciará o Campeonato Paranaense 2026 como um laboratório importante para a temporada. Sob o comando de João Correia, treinador da equipe sub-20 rubro-negra, a competição estadual surge como oportunidade para a afirmação de jovens atletas e para aqueles que buscam espaço no clube em um momento decisivo da carreira.

O grupo que entrará em campo a partir do dia 8 de janeiro deve ser formado, majoritariamente, por atletas das categorias de base, aliados a jovens já integrados ao elenco principal e a alguns jogadores mais experientes.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Paralelamente, o elenco principal seguirá em trabalho separado. Sob o comando de Odair Hellmann, os titulares devem participar do clássico Atletiba pelo Campeonato Paranaense e, no restante do período, manterão o foco na preparação para a sequência da temporada.
Jovens jogadores do Athletico chegam com altas expectativas para competição estadual
Entre os jogadores formados no clube, Bruninho, Sorriso e Lima assumiram papel de protagonismo entre os atletas da base ao longo de 2025. O trio chega ao Campeonato Paranaense após uma temporada de destaque em volume de jogos e participação direta em gols, e estará à disposição do técnico João Correia para a disputa do estadual.
+ Athletico segue à frente de gigantes no ranking da Conmebol apesar de queda
Aos 17 anos, Bruninho encerrou a temporada com 43 jogos e 25 gols, consolidando-se como um dos principais nomes ofensivos das categorias de base do Athletico. O atacante se destacou em competições como o Paranaense Sub-17, o Brasileiro Sub-17 e torneios nacionais e internacionais, assumindo papel central na produção ofensiva da equipe.
+ Novo reforço do Athletico desembarca e projeta 2026: “Ser protagonistas”
Já Sorriso, de 19 anos, disputou 40 partidas em 2025, com 17 gols marcados. Utilizado com frequência no sub-20, o atacante apresentou presença constante em campo e bom aproveitamento ofensivo em competições como o Brasileiro, o Paranaense e a Copa Sul, consolidando-se como uma das principais opções do setor.
+ Estádios recebem vistoria da CBF para implementação de nova tecnologia
No meio-campo, Lima, de 20 anos, foi o jogador com maior minutagem entre os jovens do elenco. O atleta entrou em campo 56 vezes ao longo da temporada e marcou 15 gols, atuando tanto como meia ofensivo quanto em funções mais avançadas, o que o colocou entre os nomes mais utilizados da base em 2025.
Dupla do elenco titular do Athletico ganha chance de assumir protagonismo no Campeonato Paranaense
Em outro estágio do processo, João Cruz e Dudu Kogitzki fizeram a transição da base para o elenco profissional na temporada de 2025. Ambos tiveram participações mais pontuais e serviram principalmente como opções no banco de reservas, exercendo o papel de coadjuvantes dentro do grupo principal.
Dudu Kogitzki, de 19 anos, disputou 23 partidas na temporada, com três gols, sendo utilizado em competições nacionais como a Série B e a Copa do Brasil. Já João Cruz, também de 19 anos, soma 37 jogos e cinco gols em 2025, com atuações na Série B, Copa do Brasil e Campeonato Paranaense, além de participações por seleções de base.
Coringa do Athletico em 2025, João Cruz teve menor minutagem ao longo da temporada, mas assumiu a titularidade na reta final da Série B e se mostrou decisivo em momentos-chave da campanha. O meia marcou o gol que iniciou a reação do Athletico diante da Ferroviária, na penúltima rodada da competição, e também foi o autor do gol que garantiu o retorno do clube à Série A do Campeonato Brasileiro, na vitória sobre o América-MG, na última rodada.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.