
Partida do 1º confronto entre a Chapecoense e o Atlético Nacional aconteceria nesta quarta-feira (30)
A Confederação Sul-Americana cancelou, na manhã desta terça-feira (29), a decisão da Copa Sul-Americana entre a Chapecoense com o Atlético Nacional, poucas horas após o avião que transportava a delegação do time de Santa Catarina cair na Colômbia. A partida do primeiro confronto aconteceria nesta quarta-feira (30), em Medellín. O jogo de volta da final aconteceria no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), no dia 7 de dezembro.
Clique aqui e veja as fotos do acidente
Autoridades colombianas confrmaram 76 mortes. Cinco pesssoas sobreviveram. Entre eles, três jogadores da Chapecoense.
A Chapecoense emitiu uma nota. “Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalísticas, dando conta de um acidente que transportava a delegação da Chapecoense, a associação esportiva, através de seu presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão juntos com a delegação”.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) cancelou as atividades esportivas da Sul-Americana. O site oficial do rival da Chapecoense, Atlético Nacional, também se manifestou sobre o acidente, lamentando o ocorrido e desejando sorte ao time brasileiro e aos sobreviventes.
CBF adia final da Copa do Brasil
A CBF anunciou o adiamento do segundo jogo da final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, em razão da tragédia do voo da Chapecoense. O duelo estava marcado para noite desta quarta (30), em Porto Alegre, na Arena Grêmio. No jogo de ida, no Mineirão, os gaúchos venceram por 3 a 1.
“A CBF comunica o adiamento da final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, inicialmente prevista para amanhã. Definições a respeito deste jogo serão informadas ao longo do dia”, anunciou a CBF no início desta manhã. Ainda não há definição sobre a nova data da partida decisiva.
“Estamos em contato com a Conmebol, autoridades locais e representantes do clube em busca de mais informações, antes de quaisquer possíveis medidas quanto ao andamento do futebol brasileiro. Desde já, manifestamos a nossa solidariedade e direcionamos nossas orações aos passageiros e tripulantes do voo”, declarou a entidade.
Chapecoense
Conhecida pelos seus frigoríficos, a cidade de Chapecó ganhou o noticiário nos últimos anos por causa da boa campanha da Chapecoense no Campeonato Brasileiro. Desde 2014, o time da cidade da região Oeste de Santa Catarina, distante quase 600 quilômetros da capital Florianópolis, tem desbancado clubes tradicionais na Série A e garantido a sua permanência na elite do futebol brasileiro.
Um dos motivos para a boa campanha da Chapecoense é justamente o fato de a cidade ter “abraçado” o time. Com uma média de 7,6 mil torcedores por jogo, o clube tem o melhor público do ano entre os times catarinenses.
Fundada em 1973, a Chapecoense começou a mudar sua história a partir de 2005. Com dívidas que somavam R$ 1,5 milhão e eram consideradas impagáveis pela Chapecoense, a diretoria chegou a cogitar a possibilidade de fechar as portas. Um grupo de empresários da cidade, no entanto, se uniu para quitar as dívidas e salvar o clube.
A mudança de gestão não demorou para começar a dar resultado e, em 2007, o time foi campeão estadual. A nova menina dos olhos da Chapecoense é o CT, inaugurado em 2014. A estrutura ocupa uma área total de 83 mil metros quadrados e possui três campos oficiais e um anexo para as categorias de base, cinco vestiários academia, sala de massagem, sala de fisioterapia, rouparia e cozinha. Antes da construção do CT, o time treinava em campos emprestados por empresários da região.
A equipe de Santa Catarina é comandada por Caio Júnior, que já dirigiu o Palmeiras. Os jogadores da equipe são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela. Pela primeira vez em sua história, a Chapecoense disputaria um título de competição internacional.
A equipe fez uma boa campanha na Série A do Campeonato Brasileiro – a uma rodada do final, está em nono lugar.