Curitiba - Após vencer no tempo regulamentar por 1×0, o Athletico eliminou o São Paulo na Arena da Baixada, na noite desta quarta-feira (6), nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2025. No jogo de ida o time paulista tinha vencido por 2×1. Nos pênaltis, o Furacão venceu por 3×0.

No tempo regulamentar o gol da vitória rubro-negra foi marcado por Esquivel, com o Athletico jogando com um jogador a mais desde a expulsão do goleiro Rafael, com quatro minutos do primeiro tempo. Já nas penalidades máximas brilhou o goleiro Santos, que defendeu as três cobranças feitas pelo clube paulista. O adversário da próxima fase será definido por sorteio.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Agora, o Furacão volta suas atenções para a Série B . O próximo compromisso será fora de casa, contra o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, na próxima segunda-feira (11), às 19h. Já o São Paulo jogará em casa, no sábado (9), às 18h30, contra o Vitória, pelo Brasileirão.
+ Herói nos pênaltis, Santos mira classificação como combustível para o Athletico na Série B
Como foi o jogo
O primeiro tempo entre Athletico e São Paulo, na Arena da Baixada, teve pouco futebol. Logo no primeiro minuto, Bobadilla, do Tricolor, foi advertido com cartão amarelo. Aos quatro minutos, o goleiro Rafael cometeu falta em Viveros fora da área e, por ser o último homem, acabou expulso.
Mesmo com um jogador a mais desde o início, o Furacão não conseguiu transformar a superioridade numérica em pressão ofensiva, parando na defesa adversária, agora comandada por Jandrei.
+ Opinião- Athletico (3) 1×0 (0) São Paulo: classificação tem que ser novo começo para o Furacão
Do outro lado, o São Paulo, mesmo com um a menos, administrou o resultado agregado e se fechou na marcação, segurando o empate sem gols até o intervalo.
No segundo tempo o panorama seguiu parecido. O São Paulo manteve a organização defensiva, enquanto o Athletico tentava pressionar, mas encontrava dificuldades para criar chances claras.
Aos 24 minutos, porém, o Rubro-Negro finalmente abriu o placar. Esquivel arriscou de fora da área e acertou um chute rasteiro no canto esquerdo do gol defendido por Jandrei.
+ Qual o plano de sócio mais caro do Brasil? Athletico, Coritiba e Operário figuram no top-10
O Furacão ainda teve uma chance clara para ampliar. Em um lance confuso, o goleiro do São Paulo afastou mal um lançamento feito para Renan Peixoto, e a bola sobrou para Dudu. Com o gol aberto, o jovem finalizou de primeira e mandou por cima.
Com o placar agregado empatado em 2×2, a decisão da vaga nas quartas de final da Copa do Brasil foi para os pênaltis. Nas cobranças, pelo Athletico, marcaram Giuliano, Esquivel e Mendoza. Já o São Paulo não conseguiu fazer nenhum gol nos pênaltis, com o goleiro Santos defendendo as cobranças de Sabino, Tapia e Jandrei.
+ Ex-Athletico e Santos dá “voadora” em suspeito de roubar corrente; vídeo
Ficha técnica
COPA DO BRASIL
Oitavas de Final – Volta
Athletico 1×0 São Paulo (2×2 – Soma dos dois jogos)
Athletico 3X0 São Paulo (Pênaltis)
Athletico
Santos; Benavídez, Léo e Esquivel; Kauã Moraes (Renan Peixoto), Dudu (Alan Kardec), Patrick, Léo Derick (Leozinho) e Zapelli (Giuliano); Steven Mendoza e Kevin Viveros. Técnico: Fábio Moreno.
São Paulo
Rafael; Arboleda (Sabino), Allan Franco e Ferraresi; Cedric, Bobadilla (Antonio), Alisson, Rodriguinho (Jandrei) e Enzo; Luciano (Tapia) e Ferreira (Pablo Maia). Técnico: Hernán Crespo.
Local: Arena da Baixada (Curitiba – PR).
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG).
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG).
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE).
Gols: Esquivel (CAP), aos 24 do 2º.
Cartões amarelos: Kevin Viveros e Léo Pelé (CAP); Arboleda, Bobadilla e Jandrei (SPFC).
Cartão vermelho: Rafael (SPFC), aos 4/1º.
Público pagante: 30.078 pessoas
Público total: 30.501 pessoas
Renda: R$ 1.543.590,00
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!