A seleção brasileira venceu o Chile por 3×0, na noite desta quinta-feira (04), no Maracanã, no Rio de Janeiro. A partida foi válida pela penúltima rodada das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Estevão comemora o primeiro gol do Brasil sobre o Chile. (Foto: @rafaelribeirorio/CBF)
Estevão comemora o primeiro gol do Brasil sobre o Chile. (Foto: @rafaelribeirorio/CBF)

Os gols da vitória brasileira foram marcado por Estevão, no primeiro tempo, e por Lucas Paquetá e Bruno Guimarães, na etapa final. Foi o primeiro jogo da seleção brasileira no Maracanã sob o comando do técnico Carlo Ancelotti. 

+ Técnico da seleção brasileira ganha camisa do Operário após coletiva

Com o resultado, o Brasil, que já estava classificado para o Mundial, subiu para a segunda colocação das Eliminatórias, com 28 pontos. O Chile é o lanterna da competição, com 10 pontos e sem chance de classificação.

No próximo jogo o Brasil enfrentará a Bolívia na terça-feira (9), às 20h30, fora de casa. Já o time chileno encerra a sua participação na competição, no mesmo dia e horário, contra o Uruguai, em Santiago.

+ Veja a explicação de Ancelotti para não convocar Neymar para a seleção

Primeiro tempo

A seleção brasileira começou pressionando em busca do primeiro gol. Os primeiros 10 minutos foram de domínio dos donos da casa, com 80% de posse de bola e em um jogo de ataque contra defesa.

Porém, aos poucos, o Chile conseguiu se defender de forma mais eficiente e o Brasil diminuiu o ritmo. No entanto, a equipe canarinho seguiu melhor e foi premiada aos 37 minutos, com o gol de Estevão, pegando o rebote do goleiro após um chute de Raphinha.

O time visitante até teve duas boas chances no primeiro tempo, com o goleiro Alisson fazendo uma boa defesa. Porém os dois lances foram anulados por impedimento. O que também foi anulado foi a  expulsão do chileno Maripán, que teve o cartão vermelho anulado após análise do VAR. Com isso o jogo foi para o intervalo com 1×0 no placar.  

Segundo tempo 

Na etapa final, o Brasil seguiu melhor, mais perto do segundo gol do que os visitantes de empatarem. Porém, sem conseguir grandes lances de perigo. Com isso e com a classificação já garantida, o técnico Carlo Ancelotti aproveitou para fazer testes.

Um destes jogadores que entrou no segundo tempo, aos 26 minutos, na primeira vez que tocou na bola, Lucas Paquetá marcou o segundo gol do Brasil. Após cruzamento de Luiz Henrique (que também entrou na etapa final), o meia, que estava há 40 segundos em campo, cabeceou para o fundo da rede. 2×0 no placar.

Aos 30 minutos saiu o terceiro gol. Após uma boa tabela com Luiz Henrique, que chutou no travessão, Bruno Guimarães tocou para o fundo da rede. 3×0, placar final.

+ Trump anuncia data do sorteio da Copa do Mundo de 2026 e local surpreende

Ficha técnica 

Eliminatórias da Copa do Mundo
Rodada 17

BRASIL 3 x 0 CHILE

Brasil
Alisson; Wesley, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro (Andrey Santos), Bruno Guimarães e Raphinha (Richarlison); Estevão (Luiz Henrique), João Pedro (Kaio Jorge) e Gabriel Martinelli (Lucas Paquetá). Técnico: Carlo Ancelotti. 

Chile
Vigouroux; Iván Román, Paulo Díaz e Maripán; Hormazábal, Vicente Pizarro, Loyola (Echeverría) e Suazo; Cepeda (Assadi), Aravena (Maxi Gutiérrez) e Brereton Díaz (Gonzalo Tapia). Técnico: Nicolás Córdova

Local: Maracanã
Horário: 21h30
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Lubin Torrealba (VEN) e Alberto Ponte (VEN)
VAR: Ángel Arteaga (VEN)
Gols: Estevão (BRA), aos 37/1º; Lucas Paquetá (BRA),aos 26/2º; Bruno Guimarães, aos 30/2º
Cartões amarelos: Casemiro (BRA); Maripán (CHI)
Público total: 57.326 pessoas.
Renda: R$ 9.333.800,00

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.