A Copa do Mundo da FIFA 2026 começa em 11 de junho, com estreia na Cidade do México. Sediada por México, Estados Unidos e Canadá, turistas empolgados para acompanhar o torneio estão preocupados com a possibilidade, já que o governo Trump suspendeu a emissão de vistos americanos para 75 países, incluindo o Brasil.

Segundo Tommy Piggott, porta-voz do Departamento de Estado, a medida deve entrar em vigor no dia 21 de janeiro, sem prazo definido para acabar. Por mais que ainda não esteja claro se essa suspensão atinge todos os tipos de vistos americanos, há chances reais de que a decisão impacte a Copa do Mundo.
Caso vistos de turismo ou visita (B-1/B-2) sejam incluídos na suspensão, torcedores brasileiros podem ter dificuldade em obter visto a tempo para viajar aos EUA para a Copa. Entretanto, mesmo com a suspensão dos vistos, os times e delegações não devem ser impedidos de participar.
Isso porque as seleções, equipes técnicas, staff e demais participantes oficiais da Copa do Mundo não dependem dos vistos americanos comuns de turismo. Nesses casos, eles tendem a ter autorizações especiais ou procedimentos oficiais. Por isso, os jogos da Copa do Mundo devem acontecer normalmente, independente da emissão de vistos.
Quais países com vistos suspensos terão seleções na Copa do Mundo?
Ao todo, 75 países terão vistos congelados para entrada nos EUA. Destes, apenas 15 países têm seleções classificadas para a Copa do Mundo FIFA 2026. São estas:
- Haiti
- Irã
- Uzbequistão
- Jordânia
- Brasil
- Uruguai
- Colômbia
- Marrocos
- Tunísia
- Egito
- Argélia
- Cabo Verde
- Costa do Marfim
- Senegal
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui