Se o Campeonato Brasileiro terminasse hoje, o Corinthians disputaria a Copa Libertadores da América ainda em 2021.
Com Palmeiras e Grêmio entre os sete primeiros do Campeonato Brasileiro, o G8 estaria garantido, independente do resultado da final da Copa do Brasil e também por causa do título alviverde na Copa Libertadores da América.
Entrar na zona de classificação para o torneio continental é uma luta do Corinthians há bastante tempo, mais especificamente 33 rodadas.
Mesmo com uma partida a menos que a maioria de seus concorrentes diretos, o Corinthians saltou para a 8ª colocação com a vitória sobre o Ceará, nesta quarta-feira.
O posto ocupado nesse momento é o melhor que a equipe de Itaquera já conseguiu até aqui.
Desde a 31ª rodada do Brasileirão de 2019, o Alvinegro não ocupa um espaço no G6. Na ocasião, se posicionou no 6º lugar.
De lá para cá, foram 40 rodadas disputadas pelo Corinthians, que na atual edição do nacional tem um jogo atrasado a fazer, contra o Santos, agendado para o dia 17 de fevereiro.
Na quarta-feira da semana que vem, na Neo Química Arena, o time de Vagner Mancini tem mais um confronto direto, dessa vez diante do Athletico. A diferença entre os dois é de apenas três pontos.
Uma eventual vitória não será suficiente para o Corinthians subir na classificação de imediato, pois o Grêmio, próximo da fila, está cinco pontos à frente, mas é ela que permitirá ao Corinthians galgar na classificação em caso de bom aproveitamento do jogo atrasado.