Curitiba - O Coritiba conseguiu repetir o fracasso de 2024. Na noite desta quinta-feira (27), o Coxa foi eliminado nos pênaltis da Copa do Brasil para o Ceilândia, do Distrito Federal. No tempo normal terminou em 2×2, e nas penalidades o Gato Preto venceu por 4×2. O jogo no estádio Abadião mostrou mais uma vez as fraquezas técnicas, táticas e de elenco, levando o Coxa a ficar fora da competição nacional depois de apenas um jogo.

Agora, o Coritiba se volta por inteiro para a partida diante do Maringá, no dia 9 de março, um domingo, às 18h30, no Couto Pereira. O Coxa precisa reverter a vantagem do Dogão, que venceu a partida de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense por 2×0 no último sábado (22).
O jogo do Coritiba
Querendo controlar o jogo desde o início, o Coritiba tentou pressionar o Ceilândia. Mas o que acontecia era o contrário: os donos da casa marcavam a saída de bola alviverde, criando muitas dificuldades. O Coxa só foi ameaçar aos 20 minutos, com o chute de Rafinha defendido por Edmar Sucuri. Logo depois, Josué entrou no lugar de Vini Paulista. E a partir daí os visitantes dominaram a partida. A melhor chance da etapa inicial foi de Lucas Ronier, que tentou deslocar Edmar Sucuri, mas o goleiro defendeu e a bola bateu na trave.
A tentativa do Coritiba de seguir pressionando no segundo tempo foi interrompida com um golaço de Felipe Clemente, que acertou uma bicicleta sensacional e abriu o placar para o Ceilândia, logo a seis minutos. Mas a resposta alviverde foi rápida, aos nove, com Lucas Ronier desviando o cruzamento de Josué. Só que os donos da casa se animaram, e Felipe Clemente fez mais um aos 22 minutos. Mozart partiu para o tudo ou nada, e o empate veio aos 46 minutos com Matheus Bianqui.
Decisão
Nos pênaltis, Gustavo Coutinho e Rafinha marcaram para o Coritiba, e Luis Milla, Rafael Sayão e Lagoa marcaram para o Ceilândia. Mas os erros de Filipe Machado e Lucas Ronier e a cobrança definitiva de Wallace Marques decidiram o confronto a favor do Ceilândia. E o Coxa amargou mais uma eliminação vexatória.
Ficha técnica
COPA DO BRASIL
1ª fase – Jogo único
CEILÂNDIA-DF (4) 2×2 (2) CORITIBA
Ceilândia
Edmar Sucuri; Paulinho, Euller (Wallace Marques), Felipe Camargo e Badhuga; Júlio César, Pedro Bambu (Lagoa) e Kennedy (Luis Milla); Matheus Nolasco (Rafael Sayão), Felipe Clemente e Nando (Pablo Félix).
Técnico: Adelson de Almeida
Coritiba
Pedro Morisco; Rafinha, Thalisson, Rodrigo Moledo e João Almeida (Matías Frachia); Filipe Machado, Sebastian Gómez (Matheus Bianqui) e Vini Paulista (Josué); Everaldo (Wesley Pomba), Dellatorre (Gustavo Coutinho) e Lucas Ronier.
Técnico: Mozart
Local: Abadião (Ceilândia-DF)
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Esposito (RJ) e Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis (RJ)
Gols: Felipe Clemente 6 e 23, Lucas Ronier 9 e Matheus Bianqui 47 do 2º
Cartões amarelos: Kennedy, Rafael Sayão, Felipe Clemente (CEI); Dellatorre (CFC)
Renda: R$ 25.160,00
Público total: 2.669