Wilson fez 1 a 0 de pênalti para o Coxa, mas time sofreu virada (Foto: Departamento de Comunicação CFC)

Coxa vai para a última rodada ameaçado de rebaixamento, e Furacão pode nem ter chance de Libertadores

Depois que o Coritiba levou uma virada do São Paulo no Couto Pereira e o Atlético-PR perdeu para o Avaí em Florianópolis, na tarde deste domingo (26), os dois times paranaenses podem ter um final melancólico no Brasileirão 2017. O Coxa, porque ainda corre o risco de ser rebaixado; o Furacão, porque mesmo confirmada a possibilidade de nove times da Série A na Libertadores, agora depende de uma combinação de resultados altamente improvável para que isso aconteça.

Os jogos

O Coritiba saiu na frente do São Paulo com um pênalti inexistente. Em cruzamento na área, a bola bateu na mão de Tiago Real. Porém, Anderson Daronco foi avisado pelo assistente atrás do gol que o toque tinha sido de Militão. Daronco assinalou pênalti e Wilson, goleiro do time paranaense, cobrou com perfeição.

No segundo tempo, o time paulista conseguiu a virada com dois lances de bolas aéreas. Na primeira, Militão marcou. Na segunda, Rodrigo Caio disputou com Matheus Galdezani e a bola bateu no atleta do Coritiba antes de entrar, marcando gol contra do meio-campista: 2 a 1 para o São Paulo.
 
Jogando fora de casa, na Ressacada, em Florianópolis, o Atlético-PR levou um gol do Avaí aos 15 minutos da primeira etapa e não conseguiu reagir. Maicon recebeu bola rolada por Pedro Castro na grande área e chutou no ângulo, fazendo 1 a 0 para o Avaí, placar mantido até o final. O Atlético terminou o jogo com mais de 60% de posse de bola, mas isso não se converteu em muitas chances reais de gol.
 
Aos 11 minutos do segundo tempo, Alemão, do Avaí, chegou atropelando Sidcley dentro da área e o árbitro deu pênalti. Alemão parecia ter desmaiado e teve que ser atendido pela ambulância, mas logo ficou bem e voltou ao jogo.

Na cobrança do pênalti, Fabrício isolou por cima do gol, desperdiçando a oportunidade de empate. 

Como fica o Coxa

Na briga para não cair, a tabela tem hoje, ao final da 37a rodada:

15. Vitória: 43 pontos, 11 vitórias, saldo de gols -7.

16. Coritiba: 43 pontos, 11 vitórias, saldo de gols -8.

17. Sport: 42 pontos, 11 vitórias, saldo de gols -13 (atualmente, seria rebaixado).

18. Avaí: 42 pontos, 10 vitórias, saldo de gols -19 (atualmente, seria rebaixado).

Na próxima e última rodada do Brasileirão, no próximo domingo (3), o Coritiba enfrentará a Chapecoense fora de casa. O time paranaense depende apenas de si mesmo, mas nem por isso terá um desafio fácil, porque o Coxa pega uma Chapecoense motivada pela briga por vaga na Libertadores.

O time de Chapecó venceu o Bahia por 1 a 0 na noite deste domingo (26) e agora pode ir a Libertadores tanto ficando em 9o colocado, caso o Grêmio seja campeão da Libertadores e o Flamengo, da Sul-Americana nos próximos dias (assim, até o nono do Brasileirão iria para a Libertadores), como brigando pela sétima e oitava posição (a Chape ainda tem chance de ultrapassar três times, Flamengo, Vasco e Botafogo).

Os jogos da última rodada que interessam ao Coxa são Santos x Avaí, Sport x Corinthians e Vitória x Flamengo. Como se vê, Avaí, Sport e Flamengo pegam adversários do topo da tabela, mas o campeão Corinthians e o Santos, já na Libertadores, não têm motivação especial no último jogo. O Flamengo deve jogar com mais afinco, para garantir vaga na Libertadores via Brasileirão. 

As possibilidades da última rodada para o Coxa são:

Se vencer: fica livre do rebaixamento.

Se empatar: em caso de tanto Sport quanto Avaí vencerem seus compromissos e de o Vitória pelo menos empatar o seu, o Coritiba cai para a Série B. As chances de permanecer, no entanto, ainda são grandes: se o Avaí não vencer ou o Sport não vencer ou o Vitória perder, o Coxa fica. Apenas um dos três resultados basta. 

Se perder: neste caso, se Sport e Avaí vencerem seus jogos e o Vitória não perder por mais de um gol o seu, o Coritiba cai. 

Como fica o Furacão

O Atlético-PR precisa ultrapassar nada menos que quatro times para ficar em 9o colocado da Série A e então ter a possibilidade de ir à Libertadores 2018 – ainda dependendo, para isso, dos resultados de Flamengo e Grêmio nas competições continentais, mencionados acima.

Na briga pela 9a colocação, a situação está assim:

9. Chapecoense: 51 pontos, 14 vitórias, saldo de gols -3.

10. Atlético-MG: 51 pontos, 13 vitórias, saldo de gols +2.

11. Bahia: 49 pontos, 13 vitórias, saldo de gols +2.

12. São Paulo: 49 pontos, 13 vitórias, saldo de gols -1.

13. Atlético-PR: 48 pontos, 13 vitórias, saldo de gols -1.

Os jogos da última rodada são Chapecoense x Coritiba, Atlético-MG x Grêmio, São Paulo x Bahia e Atlético-PR x Palmeiras.

As chances do Furacão são extremamente reduzidas. O time precisa vencer e torcer para combinações nos outros três jogos: precisa que a Chapecoense perca, que o Atlético-MG também perca e que o jogo São Paulo x Bahia termine empatado, porque a vitória de qualquer um dos dois levaria a 52 pontos, total que o Atlético-PR não conseguiria alcançar.

Somando isso e o título de Grêmio e Flamengo nas competições continentais, trata-se praticamente de um milagre.

Confira aqui a tabela completa da Série A.