Curitiba - O Coritiba enfrenta um momento desafiador e busca reverter a fase difícil na temporada. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (12), o zagueiro Maicon, um dos líderes do elenco, reconheceu a pressão e destacou a necessidade de uma resposta rápida dentro de campo. O defensor evitou dar desculpas, mas voltou a repetir o mesmo discurso ouvido pela torcida por outros representantes do clube.

Zagueiro Maicon, do Coritiba.
Zagueiro Maicon, do Coritiba, falou em entrevista coletiva. (Foto: JP Pacheco/ Coritiba).

O Coritiba tem vivido essa fase nos últimos 10, 15 anos. Quando eu cheguei no clube, procurei saber do histórico da equipe e vi que tem sofrido bastante. Claro, nós não podemos pagar o que aconteceu nas épocas passadas. Nessa temporada temos que ter uma resposta positiva, mas não vamos conseguir fazer com que o Coritiba chegue onde merece em um ou dois meses, é um trabalho”, explicou o atleta.

Ainda segundo Maicon, a cobrança por melhores resultados vem não apenas da torcida, mas também da diretoria, comissão técnica e internamente dos jogadores. Ele reforçou que o elenco sabe do compromisso com o trabalho para colher frutos futuramente pelo time.

“Futebol é resultado. A torcida não vai cobrar só raça, vão cobrar resultado. Nós também não vamos cobrar só raça aqui dentro, vamos cobrar resultado. Não adianta nada uma equipe jogar bem, se não tiver resultado. Futebol é feito de resultado, e quando ele não vem, aí vem as cobranças, que são normais”, declarou.

+ Coritiba mais perdeu do que ganhou ao virar SAF e não se firma com técnicos

Ele ainda lamentou o fato da equipe ter jogado os dois jogos das quartas de final com um jogador a menos durante boa parte do jogo e enfatizou que as cobranças, quando saudáveis, são essenciais para a evolução do time.

“Eu falo para o pessoal aqui dentro que, em um time grande, tem que ter cobrança. A torcida e a diretoria tem que cobrar mesmo, porque senão, não evolui. Jogadores que não aceitam cobrança, não conseguem jogar numa equipe como o Coritiba“, afirmou o zagueiro.

Maicon declara que apoio da torcida do Coritiba será fundamental

O defensor reforçou a importância do torcedor para o Coritiba na busca pelo acesso à Série A do Brasileiro. Segundo o jogador, a equipe precisa transformar o desempenho em vitórias para reconquistar a confiança da torcida e contar com seu apoio nos momentos decisivos.

+ Athletico e Coritiba figuram entre os 20 maiores públicos do Brasil no ano; veja o ranking

“O que temos que fazer é trabalhar para que os resultados venham o mais rápido possível, para conseguirmos trazer o torcedor para estar presente e junto com a gente. O torcedor tem que ser nosso 12º jogador, em campo mesmo, para que os resultados bons venham e para que a gente consiga nosso principal objetivo, que é a subida para a Série A“, afirmou Maicon.

Ele ainda destacou que o time tem demonstrado entrega dentro de campo, mas que o principal ponto a ser ajustado é a conversão das chances criadas em resultados positivos.

+ Entenda como o Coritiba pode chegar na Copa do Brasil 2026 após eliminação no Estadual

“A equipe está se entregando, temos um volume de jogo alto, finalizações, chances de gol. Estamos correndo e nos dedicando ao máximo, mas o que nos falta é o resultado“, pontuou.

Início do Coritiba na Série B e urgência por resultados

Com a estreia na Série B se aproximando, Maicon ressaltou que o período de preparação será essencial para corrigir erros e iniciar a competição com o pé direito.

O que o clube precisa com urgência é de resultados e vitórias. Temos quase três semanas para trabalhar ao máximo, corrigir aquilo que precisa ser ajustado e, no primeiro jogo do Campeonato Brasileiro dar uma resposta positiva“, finalizou.