O Coritiba volta a campo pelo Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (16) jogando em casa. A partir das 19h30 o alvi-verde enfrenta o Figueirense às 19h30 no Couto Pereira. Este será o 26º confronto entre as duas equipes. A vantagem até aqui é do time da casa, já que o Alviverde tem 13 vitórias, enquanto os catarinenses venceram apenas cinco vezes, e outros sete confrontos terminaram empatados. No total, o Coxa marcou 40 vezes contra os catarinenses e sofreu 23 gols.
Com apenas 7 pontos, o Coritiba passou o período da Copa do Mundo dormindo na 17ª posição, o primeiro na zona de rebaixamento. O clube empatou as três primeiras rodadas da competição, emendou quatro derrotas e só foi vencer na última partida antes da parada, contra o Goiás. Jogando em casa, diante do Figueirense, o técnico Celso Roth não vai contar com Zé Love.
A situação é ainda mais crítica para o Figueirense. O clube de acabou o campeonato, antes da parada da Copa, na lanterna, com apenas quatro pontos e uma única vitória – diante do Corithians, na estreia da Arena Itaquera. O técnico Guto Ferreira teve tempo para trabalhar e poderá contar com a equipe toda em campo. Na última rodada antes do Mundial, o Figueirense perdeu para o Atlético-PR, em casa, por 3×1.
O último confronto entre Coritiba e Figueirense foi um jogo atípico. O Coritiba recebeu o time de Florianópolis no Alto da Glória em partida válida pela última rodada do Brasileirão de 2012. As equipes atuaram sob muita chuva e o Coxa venceu por 3 a 0.
Um dos destaques do Verdão naquela partida foi o meia Robinho, que com dois passes precisos para gol, tornou-se o rei das assistências do Coxa naquela temporada.