O Coritiba precisava apenas vencer o Flamengo na tarde deste domingo (17) para deixar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas não conseguiu. Contando com um presente de Baraka – que falhou ao tentar dominar a bola – Everton aproveitou e marcou para o Flamengo o único gol do jogo no primeiro tempo. Com a derrota, o Coxa segue sem vencer no Couto Pereira pelo Brasileirão e permanece na última colocação da Série A. Mais de 16 mil pessoas acompanharam o jogo marcado para as 16 horas.

O confronto dos desesperados da 15ª rodada era o quadro perfeito para ambas as equipes saírem da crise. O Coritiba entrou em campo como último colocado com 12 pontos e o Flamengo como penúltimo e um ponto a mais que o adversário. Ao final do jogo disputado, a vitória deixa o time carioca fora da zona do rebaixamento depois de nove rodadas.  Se conquistasse os três pontos, o Coxa também deixaria a zona da degola – posição em que está desde a terceira partida.

Na próxima rodada, o time paranaense encara o Vitória na quarta-feira (28) também no Couto Pereira. A partida está marcada para as 21h. Já o Flamengo joga com Atlético-MG no Maracanã.

O jogo

Sem poder contar com Alex, Celso Roth escalou o atacante Geraldo e modificou o esquema para o 4-4-2. Por um lado ganhou força no ataque, mas perdeu qualidade no setor de criação. Já Luxemburgo apostou suas fichas no contra ataque de Everton e Eduardo Costa – abertos um em cada ponto do ataque – e se deu bem. O jogo começou brigado, com chutões e passes errados das duas equipes. O Coritiba até começou um pouco melhor, mas não demorou muito para ver o camisa 22 rubro-negro mostrar que faria a diferença. Aos 12 minutos, Everton cabeceou levando perigo. Cinco minutos depois, o atacante aproveitou a falha de Baraka, roubou a bola, avançou e tocou na saída de Vanderlei.

O Coxa respondeu rápido com a cabeçada de Germano que bateu na rede pelo lado de fora, mas as falhas continuavam prejudicando o time na defesa. No contra-ataque, Everton cruzou da esquerda e encontrou Alexsandro na área que, mesmo livre de marcação, tocou pra fora. Apesar do ritmo começar a cair com o passar dos minutos, Norberto e Leandro Almeida tiveram mais duas chances, mas a finalização não ajudava e o goleiro Paulo Victor quase não precisou trabalhar.

Na volta do vestiário, Baraka deu lugar para Keirrison na tentativa de povoar o setor ofensivo, mas a falta de criação e pontaria impedia o time de buscar o empate. A qualidade da partida caiu tanto que o primeiro e único chute a gol aconteceu aos 20 minutos com a falta cobrada de Robinho, Paulo Vitor encaixou sem problemas. Com o adversário pra frente, o time carioca se obrigou a recuar o jogo e tentar liquidar a fatura no contra-ataque, que não aconteceu. Se não bastasse o placar contra e o passar dos minutos, Celso Roth ainda perdeu Robinho, que tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso.  Restou para o Flamengo tocar a bola e esperar o apito do árbitro para sair da zona do rebaixamento.

Ficha Tecnica

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG). Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG).

Coritiba: Vanderlei; Reginaldo (Hélder), Luccas Claro, Leandro Almeida e Dener; Baraka (Keirrison), Germano, Norberto e Robinho; Geraldo (Zé Rafael) e Zé Love. Técnico: Celso Roth.

Flamengo: Paulo Victor; Léo Moura, Marcelo, Wallace e João Paulo; Recife (Amaral), Marcio Araújo e Canteros; Everton, Eduardo Silva (Lucas Mugni) e Alecsandro (Arthur). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Cartões amarelos: Germano e Robinho 2x (Coritiba); Everton, Canteros, Alexsandro e Marcelo (Flamengo).

Cartão Vermelho: Robinho (Coritiba).

Gols: Everton (17 min 1ª tempo).