O Coritiba esteve muito próximo de contratar o meia Monsalve, do Grêmio, para 2026. As negociações já estavam avançadas e o colombiano de 21 anos viria por empréstimo até o final da temporada. Até que um ex-dirigente do Coxa entrou na jogada e melou a transferência.

Com a mudança da diretoria, que agora tem Odorico Román como presidente – eleito em novembro -, o Tricolor Gaúcho acertou a volta de Paulo Pelaipe para o novo executivo de futebol do clube. O dirigente teve duas passagens pelo Alviverde, em 2018 e também em 2020.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!
E nessa alteração de gestão gremista é que o acerto de Monsalve com o Coritiba acabou não se concretizando. As conversas iniciaram ainda com o ex-presidente do Grêmio, Alberto Guerra. No acordo, o Coxa seria responsável pelo pagamento de todo o salário do meia. Tudo estava bem adiantado, até que veio Pelaipe e cancelou o negócio.
Meia esteve fora dos planos do Grêmio com antiga gestão
Em julho, Monsalve passou por uma cirurgia no ombro, que o afastou dos gramados por três meses. Mas na volta foi pouco aproveitado pelo então treinador do Grêmio, Mano Menezes, que o relacionou para apenas quatro partidas e o utilizou por dois minutos.
+ Coritiba entra em disputa com Vitória por atacante do São Paulo; veja valores
Aparentemente fora dos planos, o colombiano seria emprestado para ganhar minutagem e recuperar as condições, visto que, com apenas 21 anos, ainda pode evoluir e mostrar potencial. Só que a nova gestão do tricolor acredita que esta evolução pode vir dentro do time, que terá Luis Castro como técnico em 2026.
+ Coritiba chega a acordo para contratar experiente jogador do Fluminense
Tanto que não só Pelaipe, mas também o ex-treinador e agora coordenador técnico Luiz Felipe Scolari acreditam que Monsalve pode ser mais útil na equipe. Felipão não exigiu titularidade, mas pediu a Castro que de mais oportunidades ao jovem e atue com mais regularidade.
Coritiba busca outro armador
Contratado em julho de 2024, por quase R$ 11 milhões, Monsalve assinou com o Grêmio até o final de 2028. No total, soma 50 partidas, com seis gols e cinco assistências.
Agora o Coritiba vai em busca de um outro armador, posição vista como carente no elenco, uma vez que o único jogador do setor é Josué, que ainda não renovou o contrato, algo que está bem encaminhado.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.