Curitiba - O Coritiba já definiu o esquema de preparação para a pré-temporada de 2026. Liberados desde a última segunda-feira (24), os jogadores do Coxa se reapresentam no dia 27 de dezembro, com uma pequena folga na virada do ano, entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro, e retornam no dia 2 para, no mínimo, 12 dias de treinamentos intensos.

A ideia é seguir a mesma fórmula de 2025. Com o Campeonato Paranaense já tendo início no dia 7, quando o Alviverde estreia contra o Foz do Iguaçu, no Couto Pereira, seria um tempo muito curto para o grupo principal já entrar em campo. Desta forma, nas duas primeiras rodadas – também diante do Londrina, novamente em casa -, o time sub-20 será utilizado.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!
“Devemos ter um time sub-20 nas duas primeiras rodadas do Paranaense e estrear, com o profissional, no dia 14. Essa mudança é mais um motivo para se ter uma espinha dorsal mais preparada para o ano de 2026″, disse o técnico Mozart, em entrevista à Jovem Pan News.
Coritiba pode ‘estrear’ em 2026 no Atletiba
No entanto, a data da ‘estreia’ do Alviverde em 2026 pode ser adiada para a quarta rodada. O jogo contra o Maringá na terceira rodada será fora de casa, no Willie Davids, no dia 13. Com isso, a viagem teria quer ser dia 12 e para não perder de dois a três dias de treinamentos, pode ser que o sub-20 atue mais este confronto, talvez reforçado por alguns nomes do grupo de cima.
+ Alerta de fofura! Goleiro do Coritiba é recebido com cartaz pela filha após título; veja vídeo
Com isso, o Coritiba comandado por Mozart iria a campo pela primeira vez no ano que justamente no Atletiba, que está marcado para o dia 17 de janeiro, na Arena da Baixada. Assim, seriam 15 dias seguidos apenas de preparação e treinamentos no CT da Graciosa.
+ Galvão Bueno gera polêmica ao falar da grandeza de Coritiba e Athletico
Além disso, seriam dez ou 11 dias da primeira rodada do Brasileirão, que no ano que vem começará nos dias 28 e 29 de janeiro. Até lá, seriam mais dois confrontos pela primeira fase do Paranaense, contra São Joseense, em casa, e Cascavel, fora, que serviriam até como uma preparação para a volta alviverde à elite.
Tempo para organizar o elenco
Outro ponto que fez o clube tomar a decisão de ‘prolongar’ a pré-temporada é o curto espaço para buscar reforços. Com o Brasileirão acabando só no dia 7 de janeiro, eventuais reforços que forem contratado só se apresentação cinco dias mais tarde que os remanescentes.
Com pouco tempo para ir ao mercado até o começo do Campeonato Brasileiro, o Coritiba, assim como todos os demais times da Série A, terão que ir se ajustando e reforçando o grupo com a competição em andamento. Mas esse ‘tempo a mais’ serviria até para Mozart trabalhar melhor as peças que forem chegando, tendo entrosamento e ficando o mais preparado possível para a estreia.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui