Curitiba - O Coritiba tem uma proposta em mãos para vender a sua SAF. De acordo com apuração exclusiva do repórter Rogério Scarione, da rádio Jovem Pan News, o Grupo Independiente é o interessado em adquirir a SAF do Coritiba. Já existem conversas em andamento, com reuniões realizadas no Brasil e também no Equador.

Lucas de Paula, CEO da SAF do Coritiba. (Foto: JP Pacheco/Coritiba)

O grupo equatoriano é o primeiro conglomerado de clubes da América Latina, dono do Independiente Del Valle, do Equador, Numancia, da Espanha, e Atlético Huila, da Colômbia. Destes clubes, é o Del Valle que mais se destaca. A equipe foi comprada em 2006 pelo milionário Michel Deller que, por meio da empresa Sociedad Farley S.A. mudou os rumos do clube. Inclusive, no início do ano, dirigentes do Alviverde foram conhecer a estrutura do clube equatoriano

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

O Coxa foi adquirido pela empresa Treecorp em meados de 2023. O grupo, que tem Roberto Justus como um dos sócios, adquiriu 90% das ações da SAF do Coxa. Todavia, o relacionamento jamais foi bom, especialmente com a torcida coxa-branca. Trocas de CEOs, diretores, treinadores e jogadores marcam uma relação conturbada.

+ Quantas vitórias o Coritiba precisa para subir? Mozart analisa

O rebaixamento para a Série B naquele ano e uma temporada de 2024 pífia, com direito a eliminações vexatórias e uma péssima campanha na segunda divisão nacional, fomentaram a crise. Neste ano, protestos na Faria Lima, em São Paulo, em frente a sede da Treecorp, viraram notícia nacional.

Adquirido em 2006, Independiente Del Valle é referência no Equador e na América do Sul

O Independiente Del Valle é um dos clubes mais promissores do futebol equatoriano. Fundado em 1958, o clube sempre esteve distante das glórias dos rivais locais. Adquirido há quase vinte anos pelo grupo do qual Michel Deller faz parte, o clube obteve, neste período, participações e títulos relevantes no país, algo, até então, impensável.

O time foi vice-campeão da Libertadores em 2016. Em 2019 e 2022, venceu a Copa Sul-Americana contra Colón, da Argentina, e São Paulo, respectivamente. Em 2023, venceu a Recopa Sul-Americana contra o Flamengo. No país, foi campeão equatoriano em 2021 e da Copa do Equador, em 2022.

Além disso, o clube se destaca na revelação e formação de talentos. Atletas como Moisés Caicedo (atualmente no Chelsea), Kendry Páez (comprado pelo Chelsea e emprestado ao Strasbourg, da França) e Gonzalo Plata (atacante do Flamengo).

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!