Fluminense e Coritiba se enfrentaram no Maracanã na noite deste sábado (09) pela 14ª rodada da Série A e protagonizaram um jogo fraco, sem emoção e com raríssimas chances de gol. Apesar do horário, às 21h, mais de 28 mil torcedores compareceram ao estádio para ver o empate em 1 a 1 das equipes. O zagueiro Elivélton marcou de cabeça para o Tricolor e Germano empatou na segunda etapa para os visitantes.
Sem poder contar com Zé Love – entregue ao departamento médico –, Celso Roth optou por deixar Keirrison no banco e escalou Alex como um “falso 9”, com Dudu, Robinho e Norberto no meio. Por um lado o time ganhou força no meio de campo, mas perdeu muito no ataque e não deu um chute a gol no primeiro tempo.
Com o resultado, o Coxa mantém uma invencibilidade de cinco jogos contra o Fluminense no Rio de Janeiro – duas vitórias e três empates. Agora, o time paranaense soma 12 pontos e permanece na zona do rebaixamento, só que perdeu uma posição para o Bahia, que venceu o Goiás. Na próxima rodada enfrenta o Flamengo no Couto Pereira, no domingo (17). A partida está marcada para as 16h. Já o Fluminense permanece em segundo e perde a chance de encostar no líder Cruzeiro.
O jogo
Jogando com praticamente seis jogadores no meio de campo, o Coritiba começou com mais volume de jogo no setor e pressionando a saída de bola do Fluminense. Apesar do ótimo gramado do Maracanã, o nervosismo dos jogadores ocasionou inúmeros passes errados. O time carioca conseguiu sair da pressão inicial dos visitantes apenas aos 20 minutos, depois da ótima jogada de Carlinhos pelo lado esquerdo, que tocou para o chute de Conca. Apesar da marcação alviverde forte, aos 24 min a força individual fez a diferença. Na cobrança de escanteio, o zagueiro Elivélton veio de trás e subiu no terceiro andar para ganhar da zaga e cabecear no cantinho.
As melhores chances do Coxa saiam dos pés de Alex, mas o restante do time não acompanhava o raciocínio do camisa dez. Mesmo com o gol, o time ainda continuou com a pressão do começo e não se abateu com o placar. No contexto inicial, o primeiro tempo foi de muita disputa no meio de campo e poucas chances de gol. A escalação de Celso Roth sem atacante no primeiro tempo não deu certo, tanto que o goleiro Diego Cavalieri não precisou fazer nenhuma defesa.
A primeira chegada do alviverde ao gol de Cavalieri surgiu logo no inicio do segundo tempo, só que foi sem querer. Denner foi cruzar na linha de fundo e acabou pegando errado, o chute foi direto para meta do goleiro que encaixou a bola.
Mesmo jogando fora de casa e perdendo, o alviverde continuava com a posse de bola e a pressão na marcação, mas a falta de velocidade impedia alguma reação. Apenas aos 30 minutos da etapa final é que o time de Celso Roth assustou o adversário. Na cobrança de escanteio, Welington cabeceou na trave.
Quando começou a acertar a pontaria, o gol apareceu. Aos 36 minutos, a bola sobrou para Germano de fora da área, o volante dominou e enfiou o pé para empatar o jogo. No final eletrizante, o Coritiba se salvou por conta de Wanderlei que defendeu as duas cabeçadas perigosas de Rafael Sobis e Edson.
Ficha técnica
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ. Data: sábado, dia 09 de agosto de 2014. Horário: 21h (Horário de Brasília).
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra. Assistentes: Bruno Salgado Rizo e Danilo Ricardo Simon Manis.
Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno (Edson), Gum (Fabrício), Elivélton e Carlinhos; Valencia, Jean, Wagner, Cícero (Chiquinho) e Conca; Rafael Sobis. Técnico: Cristóvão Borges
Coritiba: Vanderlei; Reginaldo, Leandro Almeida, Welinton e Dener; Baraka, Germano, Robinho (Keirrison), Norberto, Dudu (Geraldo); Alex (Júlio Cesar). Técnico: Celso Roth
Cartões amarelos: Rafael Sobis, Jean e Valencia (Fluminense); Baraka (Coritiba).
Gols: Elivélton (Fluminense, 24 min 1º tempo); Germano (Coritiba, 36 min 2º tempo)