Curitiba - Diferente de julho, quando o Coritiba enfrentou equipes que lutavam contra o rebaixamento, agosto reserva desafios de peso na Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. O mês será marcado por confrontos diretos pelo G4, incluindo Chapecoense, Novorizontino e Remo, além de um Operário em ascensão, invicto há cinco jogos e buscando se aproximar da zona de acesso.

Nas próximas quatro rodadas, o Coxa fará um revezamento entre jogos em casa e compromissos longe de Curitiba. O primeiro desafio será diante da Chapecoense no Couto Pereira, nesta sexta-feira (8), às 21h35. A equipe catarinense ocupa a quarta colocação e pode reduzir para dois pontos a distância para o time do Alto da Glória se vencer o duelo. Por outro lado, um triunfo significaria abrir oito ponto de vantagem. A partida também interessa ao Novorizontino, próximo adversário, que acompanha de perto os resultados para se manter entre os primeiros.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!
Na rodada seguinte, 14 de agosto, uma quinta-feira, o Coritiba encara o Novorizontino, no Estádio Jorjão, em um duelo que promete ser um dos mais disputados da 22ª rodada. O Tigre do Vale, atual terceiro colocado, tem a melhor campanha como mandante, enquanto o Coxa ostenta bons números fora de casa, aumentando a expectativa por um confronto direto e de alto nível.
Reta final de agosto para o Coritiba
Depois, o Verdão retorna ao Couto Pereira para enfrentar o Remo. No momento, a diferença entre os clubes é de oito pontos, mas dois tropeços do Coritiba podem tornar o duelo direto ainda mais tenso, com o Leão, agora sexto colocado, chegando à capital paranaense com chances reais de encostar no G4 ou, nesse cenário, roubar a vaga entre os quatro primeiros do time alviverde. Por outro lado, uma vitória pode fazer o Alviverde disparar e abrir ainda mais vantagem na zona de acesso.
+ Meia participa de 36% dos gols do Coritiba na Série B e convence Mozart: “se reinventou”
O ciclo de jogos termina com a curta viagem a Ponta Grossa, para enfrentar o Operário, no Germano Krüger. Apesar de ser o adversário mais distante na tabela, o Fantasma vive um ótimo momento, embalado por cinco jogos de invencibilidade sob o comando de Alex, ídolo coxa-branca. O time ainda apresenta dificuldades como mandante, fator que pode ser explorado pelo Coritiba.
+ Coritiba fará duelo histórico pela Copa do Brasil Feminina no Couto Pereira
Na melhor das possibilidades, vencendo os quatro confrontos e contando com outros resultados, o Coxa pode terminar o mês isolado na liderança com 50 pontos. Em contrapartida, em caso de quatro derrotas e resultados positivos dos adversários diretos em seus jogos, o Alviverde permaneceria com 38 pontos e cairia para a quinta colocação, fora do G4.
Análise dos confrontos do Coritiba em agosto
1. Coritiba x Chapecoense – Couto Pereira, sexta-feira (8) – 21h35
- Chapecoense (visitante): 10 jogos, 11 pontos (3V, 2E, 5D), 36,7% de aproveitamento, saldo -1 (7 GP / 8 GC).
- Coritiba (mandante): 9 jogos, 20 pontos (5V, 2E, 1D), 74% de aproveitamento, saldo +6 (13 GP / 7 GC).
- Destaque: A Chape oscila bastante fora de casa, e esse fator pode ser explorado pelo Coritiba para conquistar três pontos diante de um adversário direto.
2. Novorizontino x Coritiba – Jorjão, 14/8 – 21h35
- Novorizontino (mandante): 11 jogos, 25 pontos (7V, 4E, 0D), 75,8% de aproveitamento, saldo +11 (19 GP / 8 GC).
- Coritiba (visitante): 11 jogos, 18 pontos (5V, 3E, 3D), 54,5% de aproveitamento, saldo +2 (9 GP / 7 GC).
- Destaque: O Tigre tem o melhor desempenho como mandante, tornando este confronto um dos mais difíceis do mês e, possivelmente, um dos melhores jogos da 22ª rodada, podendo colocar frente a frente o melhor mandante e o melhor visitante da Série B.
3. Coritiba x Remo – Couto Pereira, 23/8 – 16h
- Remo (visitante / 6º colocado): 10 jogos, 11 pontos (3V, 2E, 5D), 36,7% de aproveitamento, saldo -3 (9 GP / 12 GC).
- Destaque: O Leão oscila fora de casa e tem saldo negativo. Mantendo esse rendimento como visitante, será mais um confronto direto em que o Coritiba poderá aproveitar o fator casa.
4. Operário x Coritiba – Germano Krüger, 29/8 – 19h
- Operário (mandante): 10 jogos, 8 pontos (2V, 2E, 6D), 26,7% de aproveitamento, saldo -6 (7 GP / 13 GC).
- Destaque: Apesar da recuperação na competição e da invencibilidade recente, o Fantasma ainda apresenta fragilidade em casa, o que pode ser explorado pelo Coxa.
*Tanto as análises quanto as projeções foram feitas com base nos dados e resultados até a 20ª rodada. Dessa forma, os jogos contra Novorizontino, Remo e Operário podem ser disputados em um cenário diferente do apresentado neste texto.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!