Curitiba - Em uma noite para esquecer, o Coritiba viu todos os números e recordes não valerem para nada. Mesmo saindo na frente, o Coxa acabou goleado, de virada, por 5×2 pelo Paysandu, neste sábado (19), no Couto Pereira, pela 17ª rodada da Série B. Resultado que fez o time conhecer sua primeira derrota em casa, voltar a sofrer gols após seis partidas e, de quebra, ainda deixar a liderança.

Com 33 pontos, o Alviverde foi ultrapassado pelo Goiás, que venceu o Cuiabá na rodada e chegou a 36. Já o Papão chegou aos 18 e deixou a zona de rebaixamento, subindo para a 16ª colocação. Na próxima rodada, o Coritiba entra em campo na terça-feira (22), quando enfrenta o Athletic, às 21h30, na Arena Sicredi, enquanto o Paysandu joga na quarta-feira (23), contra o Amazonas, às 21h30, no Carlos Zamith.
Virada da lei do ex
O Coritiba podia ter tido a vida muito mais fácil se, aos três minutos, Josué não tivesse perdido um gol cara a cara com o gol, na grande área, após cruzamento pela esquerda, mas mandou por cima. Aos 16, chegou abrir o placar. Zeca levantou a bola na área, Iury Castilho ajeitou de cabeça e Dellatorre se jogou na bola. O goleiro do Paysandu ainda tentou fazer a defesa, mas a bola bateu no corpo dele e ultrapassou a linha. Só que o VAR anulou após impedimento de Iury Castilho ser detectado.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!
Mas, logo depois, aos 25, enfim veio o gol. E sem ser anulado. Josué cobrou falta dentro da meia-lua, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro, morrendo no fundo do gol. Só que não deu nem tempo de comemorar. Pelo contrário. Depois de muito tempo, o torcedor coxa-branca viu o time atrás no placar.
Dois minutos depois, na saída de bola, Filipe Machado vacilou dentro da área e deu todo o espaço para Garcez roubar a bola, bater cruzado e deixar tudo igual. E, na sequência, aos 30, Reverson levantou a bola na área em cobrança de falta e Diogo Oliveira, de cabeça, virou o placar para o Papão.
Atrás no placar, o Alviverde intensificou a pressão e teve algumas oportunidades de empatar, com Guilherme Aquino, Josué e Lucas Ronier, mas foi o Paysandu quem marcou mais um no primeiro tempo. E em um lance semelhante ao segundo gol. Aos 43, Reverson cobrou falta alçando a bola na área e Diogo Oliveira ganhou no alto para cabecear para as redes.
Coritiba não consegue reagir
Na volta para o segundo tempo, o Coritiba tentou esboçar uma reação. E tinha tudo para, de fato, reverter a desvantagem. Aos sete minutos, Anderson Leite tentou afastar a bola de cabeça e colocou a mão na bola. Após revisão do VAR, o pênalti foi marcado e Josué, com categoria, converteu.
Tempo para o Coxa buscar o empate tinha, e o time foi tentando avançar, pressionar, mas, em um vacilo em bola levantada na área, a bola bateu na mão de Bruno Melo e dessa vez a penalidade foi para o Paysandu. Marlon chutou forte, no ângulo, sem chances de defesa para Morisco, e marcou o quarto.
O lance foi uma ducha d’água fria para o Alviverde. O técnico Mozart ainda tentou incentivar a equipe e também colocou mais atacantes, mas a desvantagem era grande e o Coritiba não encontrava espaços. No fim, em um rápido contra-ataque, Maurício Garcez arrancou pela esquerda, invadiu a área e bateu cruzado, marcando o quinto e derradeiro gol.
Ficha técnica
Série B
1º Turno – 17ª Rodada
CORITIBA 2X5 PAYSANDU
Coritiba
Pedro Morisco; Zeca (Alex Silva), Guilherme Aquino, Jacy e Bruno Melo; Filipe Machado (Everaldo), Sebastián Gómez (Carlos De Pena) e Josué; Lucas Ronier (Gustavo Coutinho), Iury Castilho (Clayson) e Dellatorre. Técnico: Mozart.
Paysandu
Gabriel Mesquita; Bryan Borges, Maurício Antônio, Novillo e Reverson; Leandro Vilela (Ronaldo Henrique), Anderson Leite (Ramón Martinez) e Denner (Vinni Faria); Diogo Oliveira (Benítez), Marlon (Matheus Vargas) e Garcez. Técnico: Claudinei Oliveira.
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Fernanda Kruger (MT) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Jose Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
Gols: Josué, 25, Mauricio Garcez, 27, Diogo Oliveira, 30 e 43 do 1º; Josué, 11, Marlon, 23, Maurício Garcez, 40 do 2º
Cartões amarelos: Everaldo, Clayson (CFC) Maurício Antônio (PAY)
Público pagante: 22.612
Público total: 24.701
Renda: R$ 683.920,00
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!