Convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, Gabriel Menino virou assunto na entrevista coletiva da última quarta-feira. Seu companheiro de posição, Danilo, falou da importância da versatilidade para atuar na lateral-direita e destacou esta característica do jovem do Palmeiras.

Com Tite, a tendência é que Renan Lodi, pela esquerda, atue mais aberto e dê amplitude para a equipe, enquanto no lado direito Danilo, ou até mesmo Menino, construa o jogo por dentro. Por isso, o jogador da Juventus analisou a função de trabalhar como mais um armador na Seleção.

“Acho que é o futuro do futebol a maioria dos jogadores ter de exercer mais de uma função. O futebol é boa ocupação, boa leitura de tempo, adversário e espaço. Atuava como meio-campista no Santos e acabei trilhando meu caminho mais como lateral. Vou me reinventando a cada temporada”, disse o jogador.

Na sequência, veio a análise e o destaque pela versatilidade de Gabriel Menino, que atua também como um meio-campista no time de Vanderlei Luxemburgo. Segundo Danilo, a função exercida no Palmeiras favorece o jovem para brigar por vaga na Seleção Brasileira.

“Em relação ao Gabriel Menino, falei para ele desfrutar os dias em que está aqui e acho que ele tem uma grande vantagem de jogar no clube dele como meia e ser convocado como lateral. Aqui a cobrança é muito alta e vai fazer com que ele se desenvolva em nível muito alto e vai colocar ele à frente de outros jogadores”, analisou.

Gabriel Menino subiu para o time principal do Palmeiras como volante, mas a capacidade de atuar na lateral-direita vem ainda de sua passagem pelo sub-17 do Guarani, por onde atuou pela ala. Assim, sua versatilidade é explorada tanto por Luxemburgo, no Verdão, como por Tite, nos treinos da Seleção.

A tendência é que Danilo seja escalado como titular para os primeiros jogos do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. Ainda assim, com 27 jogos apenas na sua primeira temporada como profissional do Palmeiras, Gabriel Menino já chama a atenção de Tite para o futuro da lateral-direita da Seleção.