O Botafogo enfrenta o Grêmio na noite desta segunda-feira, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A derrota para o Sport na semana passada sacramentou a queda do Alvinegro à Série B. A partida das 20 horas (de Brasília), no Nilton Santos, portanto, não vale mais nada, e os esforços da diretoria estão concentrados no planejamento da próxima temporada.

No último sábado, o técnico Eduardo Barroca foi dispensado, e Lúcio Flávio comandará a equipe interinamente nas rodadas restantes.

“O planejamento se iniciou ontem (sábado). A gente deve acabar o campeonato com um interino, que é o Lúcio Flávio, e amanhã (segunda) vamos começar a procura do novo técnico. Já temos três ou quatro nomes que o Freeland me indicou e a gente vai começar as negociações pra ver se traz. Então, a ideia é que ele venha antes, não assuma no Brasileiro, mas já fique observando e vivendo o clima do Botafogo, inclusive para ajudar nas contratações”, afirmou o presidente Durcesio Mello, em entrevista à rádio Roquete Pinto, neste domingo.

As limitações financeiras do clube impedem a contratação de um nome de peso. Mas os alvos mais prováveis no momento são de treinadores com bom desempenho na série A, como Mauricio Barbieri (Red Bull Bragantino), Guto Ferreira (Ceará) e Marcelo Cabo (Atlético-GO).

Além de um treinador, o clube trabalha para anunciar os primeiros reforços.

“A gente já vai anunciar uma, quatro ou cinco contratações agora, mas para o resto teria esse técnico. O técnico dessa vez, isso é um sonho meu, eu quero ter um técnico por quatro anos. Acabar com essa cultura de perdeu três jogos manda o técnico embora”, completou Durcesio.

Um dos primeiros reforços pode ser um velho conhecido, o zagueiro argentino Joel Carli, que teve seu contrato com o clube encerrado no meio de 2020. O jogador, que está jogando no Aldosivi, da Argentina, moveu uma ação contra o Botafogo e sua volta serviria para dar um desfecho à essa situação.