Curitiba - O Coritiba vive um momento de alerta no setor ofensivo da Série B. Apesar de ocupar a quarta colocação na tabela, o time não marcou gols nos últimos dois jogos fora de casa, situação que acende um sinal sobre a irregularidade do ataque. Ao longo das 12 rodadas, o Coxa soma 10 gols marcados, com média de 0,83 por partida, desempenho considerado abaixo do ideal para quem briga na parte de cima da tabela.

Pedro Morisco, goleiro do Coritba.
Pedro Morisco, goleiro do Coritba. (Foto: JP Pacheco/Coritiba)

Em entrevista coletiva no CT da Graciosa, nesta quinta-feira (19), o goleiro Pedro Morisco comentou sobre a fase dos atacantes e demonstrou confiança na recuperação do setor. O atleta destacou que, desde que subiu ao profissional há quatro anos, considera Coutinho, Dellatorre e Ronier os melhores finalizadores do elenco, especialmente no desempenho que apresentam durante os treinamentos.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

“Todas as pessoas vivem de fases. Eles podem não estar no melhor momento da carreira deles, mas creio que, no momento em que precisarmos, eles vão estar lá, vão fazer os gols, vão voltar a marcar e se destacar”, afirmou.

Morisco também destacou que os atacantes têm papel fundamental no trabalho defensivo da equipe. O goleiro confia que os colegas do ataque vão voltar a ser efetivos em momentos decisivos e ressaltou a importância dos atacantes na fase defensiva dos jogos.

+ Contra o Cuiabá, Coritiba busca manter retrospecto favorável contra pelotão de cima

“A parte defensiva começa pelo ataque e eles são muito importantes nessa fase também. É pouco visto que eles trabalham muito, para que a gente sofra menos lá atrás. Quando falamos em defesa, pensamos em zagueiro e goleiro, mas tudo começa no ataque. Com o Coutinho e o Dellatorre marcando, o Josué lá na frente, eles são fundamentais nessa parte também”, pontuou.

Defesa segura mantém o time competitivo

Se o ataque enfrenta oscilações, a defesa segue como um dos pontos fortes do Coritiba na competição. O time não perde há cinco jogos, sustentado principalmente pela consistência defensiva. Ao todo, o Coxa sofreu apenas seis gols em 12 partidas, o que representa uma média de 0,5 por jogo, sendo o dono da melhor defesa da Série B.

+ Fair Play financeiro no futebol brasileiro: Athletico mostra apoio e Coritiba não se posiciona

Pedro Morisco reforçou que esse desempenho não é resultado de ações individuais, mas sim de um trabalho coletivo que envolve todas as peças em campo.

“Em ser o principal nome, tem que destacar o [goleiro reserva Pedro] Rangel que jogou sete partidas e, querendo ou não, é muito fundamental nessa parte, pegou pênalti e tudo. Nossa zaga, Maicon, Guilherme, Jacy, Cóser, tem muitos zagueiros que participaram. Nossos laterais, é todo um conjunto na parte defensiva”, dividiu os méritos.

+ Novo Centro de Performance e Saúde é a novidade no Coritiba

Liderança dentro e fora de campo

Mesmo jovem, Morisco já é uma das principais lideranças do elenco alviverde. Questionado sobre ser considerado um dos melhores goleiros da Série B, evitou rótulos, mas valorizou o reconhecimento.

“Particularmente eu não gosto de entrar nesse assunto. Deixo para as outras pessoas falarem, os jornalistas. Deixo essa parte para vocês. Às vezes soa até como uma soberba, da minha parte, e não é do meu perfil falar isto. Fico feliz em ser um dos líderes do grupo. Mas o mais importante é a vitória”, disse.

+ Joel Santana recorda passagem pelo Coritiba e lamenta saída precoce: “Trabalho estava sendo bem feito”

Com foco no presente e no objetivo coletivo, Pedro Morisco deixa claro que seu principal sonho é conquistar o acesso com o Coritiba nesta temporada. O goleiro, no entanto, não esconde que também projeta, no futuro, a possibilidade de buscar títulos, realizar o desejo de atuar no futebol europeu, em alto nível, e, até mesmo, chegar à seleção.

Sonho sim em ir para a seleção algum dia, mas não penso agora no momento. Sou muito novo ainda, tenho muito que aprender, muito que desempenhar. Meu objetivo principal é pensar no acesso e é isso que pensamos todos os dias aqui”, declarou.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!