O Athletico deve trocar o seu gramado sintético na metade de 2026, durante a parada para a Copa do Mundo, em junho, dez anos após a colocação do piso na Arena da Baixada. A informação foi dada em primeira mão pelo portal Trétis.

Arena da Baixada, estádio do Athletico
Arena da Baixada deve ganhar novo gramado. (Foto: Divulgação/Athletico)

A tendência é que o clube siga com outro gramado sintético no seu estádio, não havendo nenhuma evidência por enquanto da utilização de um campo natural ou híbrido. A escolha por deixar essa mudança para a metade do ano foi para que o Furacão não tenha que jogar fora da Arena neste início de 2026, com o Brasileirão começando já no final de janeiro.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

A decisão do Athletico de mudar o seu gramado sintético ocorre em meio a discussões fervorosas no futebol brasileiro sobre a utilização desse piso. De um lado está o Flamengo, que prega pelo fim do sintético na Série A do Brasil, e do outro está o Palmeiras, que defende a utilização.

Há duas semanas, inclusive, o Furacão divulgou uma nota conjunta ao lado de Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo e Chapecoense defendendo a utilização do sintético. Os clubes têm esse tipo de gramado nos estádios que utilizam, fazendo com que 25% dos jogos na Série A de 2026 sejam neste tipo de campo.

+ Destaque do Athletico em 2025, atacante promove ação social na Colômbia

Ainda para provar que o sintético não traz tantos problemas como seus acusadores defendem, o Palmeiras divulgou neste mês um estudo mostrando que o time paulista é o que tem  menos lesões em média por ano entre 2020 e 2024 envolvendo os dez clubes que jogaram todas as edições da Série A do Brasileirão neste período. O Furacão ficou em segundo lugar, com menos lesões em média do que times como Flamengo e São Paulo, que utilizam gramados naturais nos seus estádios.

Diante da polêmica, a CBF decidiu que não irá homologar novos gramados artificiais, em estádios que ainda não o possuem, até nova reunião na entidade que deve ser feita até março de 2026. A decisão foi comemorada pelo Flamengo.

+ Atletas do Athletico registram os retornos ao trabalho em pleno Natal

O Athletico estreia no Paranaense no dia 8 de janeiro, contra o Andraus, na Arena da Baixada, mas como visitante. Para esse início de Estadual o clube utilizará uma equipe sub-23. Já a estreia no Brasileirão será no dia 28 de janeiro, contra o Internacional, fora de casa. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.