O Campeonato Brasileiro é estruturado em divisões e considerado a competição nacional mais importante para o calendário nacional. As equipes, conforme as classificações na temporada anterior, podem participar entre as Séries A, B, C e D. Confira como funcionam esses acessos e rebaixamentos.

Esse modelo segue o desempenho de cada clube durante a temporada, promovendo os melhores colocados e rebaixando os piores, conforme o regulamento definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O que é o Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasileiro é organizado em quatro divisões principais: Série A, Série B, Série C e Série D. As três primeiras contam com um sistema de promoção e rebaixamento entre si, enquanto a Série D tem apenas o acesso à Série C. Veja como funciona o acesso e o rebaixamento.
Série A
A Série A, também conhecida como a elite do futebol brasileiro, reúne os 20 melhores times da temporada, com 38 rodadas no total para cada equipe. Os quatro primeiros colocados têm vagas garantidas para fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, e o time que ocupa o 1º lugar leva o título de campeão. Já os colocados da 5ª e 6º posição, participam das qualificatórias da CONMEBOL Libertadores.
Os times que ocupam do 7º ao 12º lugar, garantem vaga para a fase de grupos da Copa Sul-Americana, e os últimos quatro colocados são rebaixados para a Série B.
Série B
A segunda divisão do Campeonato Brasileiro, garante aos clubes do G4, o acesso à Série A. Diferente da elite do futebol brasileiro, a Série B não tem qualificação para os demais colocados, do 5º ao 16º lugar.
Assim como na Série A, os últimos quatro colocados também são rebaixados, na temporada seguinte, os times que caíram jogam a Série C.

Série C
Diferente das anteriores, a terceira divisão nacional funciona em três fases. Na primeira etapa, os 20 clubes se enfrentam uma única vez. Os oito melhores, são classificados para a rodada seguinte, e são divididos em dois grupos de quatro equipes, competindo entre si, em jogos de ida e volta.
Os dois melhores de cada grupo se enfrentam entre si para definir o campeão e vice. Os quatro últimos times que participaram da primeira fase são rebaixados para a Série D.
Série D
Na Série D, as equipes disputam 14 partidas, e os quatro melhores de cada grupo avançam para a etapa seguinte. Na segunda fase, os times participam de confrontos de mata-mata, e os quatro semifinalistas garantem vaga para a Série C.
Na Série D não existe rebaixamento, e para que as equipes voltem a lutar por uma vaga de acesso, é necessário vencer o campeonato estadual, ou ficar entre os melhores.
Impactos esportivos e financeiros
A mudança de divisão impacta diretamente no orçamento dos clubes. O rebaixamento pode reduzir receitas com direitos de transmissão, patrocínios, bilheteria, e até mesmo a contratação de jogadores.
Já o acesso costuma elevar o valor de mercado da equipe, atrair novos investidores e aumentar a visibilidade do clube.

Critérios de desempate
Se dois ou mais clubes terminarem com a mesma pontuação, os critérios de desempate são aplicados na seguinte ordem:
- Número de vitórias
- Saldo de gols
- Gols marcados
- Confronto direto (em caso de empate entre dois clubes)
- Menor número de cartões vermelhos
- Menor número de cartões amarelos
- Sorteio na sede da CBF
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui