Curitiba - Contratado no final de 2024, o novo executivo de futebol do Coritiba, Jorge Andrade, falou pela primeira vez desde que assumiu o cargo. Em menos de um mês na função, o dirigente ja vem acumulando situações para resolver e esclareceu alguns pontos do que vem se passando dentro do Coxa.

Vindo do Internacional, onde iniciou a carreira e, depois de rodar por outros times, como Santos e Sport, voltou, com contrato de três anos, ele optou por trabalhar no Coritiba pela parceria com o head esportivo William Thomás e, principalmente, pelo projeto apresentado.
“O convite foi realizado pelo William Thomás, eu estava há dez meses no Internacional, e me encantou o projeto esportivo. Tenho afinidade importante com o William em projetos e quando ele me mostrou as ações já implementadas me chamou muito a atenção. Eu estava em uma situação confortável no Internacional, mas sou movido a desafios e quando acredito no projeto, entro de corpo e alma”, afirmou Andrade, sem dar muitos detalhes do que lhe foi apresentado.
Reforços na mira do Coritiba
O executivo está envolvido diretamente na construção do elenco de 2025 e explicou melhor a filosofia para este ano. O Coritiba focou em jogadores experientes, que possam dar suporte para a piazada que está subindo da base.
“A ideia é a mescla da experiência com juventude. Se diagnosticou que a equipe do ano passado era muito jovem e isso pesou no insucesso. Buscamos jogadores vitoriosos, experientes, que possam nos auxiliar nesse nosso principal objetivo, que é o acesso, e também em revelar jovens”, reforçou o dirigente.
Entre estes reforços estão os zagueiros Maicon, de 36 anos, e Rodrigo Moledo, 37, que estão entregues ao departamento médico. O primeiro se lesionou no início do segundo tempo e não deve jogar mais no Paranaense, enquanto o segundo ainda não tem previsão de ficar à disposição. Até por isso, o clube deve anunciar um novo defensor.
“Estamos trabalhando e em breve esperamos ter novidades“, resumiu Jorge Andrade.
Orçamento para contratações
Porém, o torcedor que não espere um nome forte do mercado. Mesmo com algumas vendas, como as do atacante Kaio César e do zagueiro Kuscevic, o Coritiba não deve fazer loucuras em busca de reforços.
“O que tem que ficar claro é a responsabilidade de cumprir o orçamento que nós temos. Independentemente das vendas, o clube vai fazer o investimento no futebol. A gente tem algumas situações de contratações do passado e que são compromissos que interferem. O que tem que ficar bem claro é que o clube é extremamente responsável com o orçamento”, acrescentou o dirigente.
O que não quer dizer que o Coxa não está atento a novas opções, não só para a zaga, como para todas as posições. Andrade fez questão de destacar que o elenco em nenhum momento está fechado e que outros reforços nas próximas janelas podem chegar.
“O Coritiba tem uma área de mercado sempre atenta ao que está acontecendo. Claro que temos uma limitação de janela, mas trabalhamos em questão de oportunidades. Não estamos fechados para a temporada. Trabalhamos com planejamento e ele é avaliado de tempos em tempos”, completou.
Você, aliás, também pode acompanhar tudo sobre o Coritiba no Bate Pronto, de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube ou sintonize Jovem Pan News 107.1.