Curitiba - O Campeonato Paranaense de 2026 será um laboratório para o Athletico, mas também surge como uma oportunidade de virada para dois experientes jogadores: Lucas Belezi e Habraão. Após uma temporada marcada por poucas chances e atuações irregulares no elenco principal, os dois zagueiros entram no Estadual pressionados por desempenho e em busca de afirmação no clube.

Belezi, zagueiro do Furacão. (Foto: Reprodução/ Athletico Paranaense)

Em 2025, ambos tiveram minutagem limitada na Série B e não conseguiram se consolidar como opções frequentes na defesa rubro-negra. Utilizados de forma pontual, Belezi e Habraão apresentaram atuações individuais apenas regulares, ficando abaixo das expectativas criadas no início da temporada.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Diante desse cenário, o Paranaense representa uma nova oportunidade esportiva. Com um time alternativo, o Furacão disputará a competição mesclando jogadores mais experientes, atletas que buscam espaço no elenco e jovens promessas em ascensão, sob observação direta da comissão técnica liderada por João Correia.

Como Belezi e Habraão podem contribuir para o Athletico de João Correia?

Dentro dessa proposta, Belezi e Habraão podem contribuir em situações de controle defensivo, organização da linha de zaga e sustentação do time em momentos de pressão. Em um elenco alternativo, com muitos atletas jovens, a presença de jogadores já rodados tende a auxiliar na leitura do jogo e na tomada de decisões em campo.

+ Odair Hellmann encaminha renovação com o Athletico, que fica a um detalhe de desfecho

A dupla também pode ser importante em cenários de jogo mais físicos, comuns no estadual, como disputas aéreas, bolas paradas defensivas e enfrentamentos diretos próximos à área. Nessas situações, a experiência acumulada ao longo da Série B pode ajudar o Athletico a manter equilíbrio defensivo e reduzir riscos em jogos mais truncados.

Além disso, Belezi e Habraão surgem como opções para dar experiência ao sistema, permitindo variações táticas ao longo das partidas e facilitando a integração de atletas da base.

Apesar de cobrados, defensores também tiveram boas atuações no ano pelo Athletico 2025

Mesmo sem sequência, Habraão teve um momento de destaque na temporada. A melhor atuação do zagueiro ocorreu na vitória por 2×0 sobre o CRB, no dia 20 de abril, pela Série B. Na ocasião, recebeu nota 7,5 no Sofascore, a mais alta dele no ano.

+ Colombiano é confirmado como novo reforço do Athletico para 2026

Na partida, Habraão somou 18 contribuições defensivas, com 11 cortes, quatro interceptações e dois chutes bloqueados, além de vencer seis de sete duelos pelo alto. O desempenho foi determinante para o Athletico sair de campo sem sofrer gols, em um jogo de forte exigência defensiva. No total, ele disputou 14 jogos na Série B.

Lucas Belezi teve seu melhor momento no empate por 1×1 com a Ferroviária, no dia 22 de julho, também pela Série B. O zagueiro recebeu nota 7,6, liderando a defesa rubro-negra em confrontos diretos e ações de recuperação. Foram 15 partidas ao longo da segunda divisão.

Belezi venceu todos os três desarmes que tentou, ganhou quatro de sete duelos pelo chão, além de registrar cinco recuperações de bola. Apesar do gol sofrido em cobrança de pênalti nos minutos finais, o defensor teve atuação segura ao longo do jogo e sem falhas individuais.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.