
Atlético-PR vence a quarta seguida no Campeonato Brasileiro e entra no G6
*Por Marcelo Batata
Reação – após a derrota do meio da semana – quando o Atlético Paranaense foi eliminado da Copa Libertadores da América, jogando muito bom futebol e amassando o Santos em plena Vila Belmiro – o Furacão voltou a vencer pelo Campeonato Brasileiro. Com a goleada frente ao Bahia, o rubro-negro engata sua quarta vitória seguida no campeonato e está no G6, chegando ao grupo de classificação para a Libertadores.
A reação do Furacão vem acompanhada do bom rendimento do time, com a volta da solidez defensiva e com boas atuações do meia Nikão, que tem sido o destaque do time. Com bastante jogadas pelas laterais, o Atlético-PR ainda se ressente de um matador para vestir a camiseta 9. Imagino que, com um centroavante superior aos que tem jogado, o time estaria fazendo ainda mais gols e sendo mais efetivo nas partidas, pois tem criado bastante oportunidades, passando muitas bolas pela área que não estão sendo aproveitadas pelo último atacante do time.
Estreia – Neymar finalmente estreiou no Paris Saint-Germain (PSG), no pequeno estádio do limitado time do Guingamp, com capacidade para 18 mil expectadores. Após um primeiro tempo sem gols, o PSG deslanchou na segunda etapa e teve competência de aproveitar as oportunidades criadas. Taticamente chamou a atenção o posicionamento de Neymar, uma vez que, no Barcelona, atuava do lado esquerdo do ataque, deixando Messi flutuando pelo meio. Na sua primeira partida pelo clube francês, Neymar ocupou mais os espaços centrais de meio e ataque do PSG, sem se posicionar fixamente do lado esquerdo.
Derrota – ainda no sábado (12), foi sofrível assistir a partida entre Atlético Goianiense e Coritiba, na tarde de calor e clima seco de Goiânia. Em um jogo sem grandes emoções e de fraco rendimento técnico, o Coxa não conseguiu ser superior ao lanterna do campeonato, mostrando muitas carências, principalmente na armação de jogadas da equipe, que não possuía na sua escalação um meia de armação e, novamente, teve que improvisar o lateral Thiago Carleto.