
Presidente da Fifa lamenta tragédia. Clubes brasileiros e internacionais prestam solidariedade
“É um dia muito triste para o futebol”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em relação à tragédia da qual foi vítima a delegação da Chapecoense, na madrugada desta terça-feira (29), na Colômbia. Afirmando estar “profundamente triste e em choque”, o dirigente fez questão de enviar mensagens de condolências em português.
Veja as fotos do acidente com o avião que transportava time da Chapecoense
Pelo mundo, clubes como o Barcelona e Manchester United declararam sua solidariedade diante do acidente. O Benfica chegou a sugerir que poderia ajudar financeiramente o clube brasileiro. Na Fifa, o tom é de consternação desde as primeiras horas da manhã. “Lamentamos profundamente a queda do avião na Colômbia, uma tragédia chocante”, disse Infantino.
Ele ainda mandou uma mensagem às famílias. “Neste momento difícil, nossos pensamentos estão com as vítimas, suas famílias e amigos”, declarou. “Nossos sinceros pêsames aos torcedores, à comunidade do futebol e aos meios de comunicação brasileiros envolvidos na tragédia”, completou o presidente da Fifa que, nos últimos meses, tem contato com o apoio direto da Conmebol para apresentar suas propostas de reformas na entidade.
Em seu site, a Fifa publicou uma foto do escudo do Chapecoense em negro, em uma homenagem, reproduzindo um post do próprio clube catarinense no Twitter.
A Conmebol cancelou a final da Sul-Americana, que teria o primeiro confronto nesta quarta-feira (30), em Medellín. O jogo de volta da final, aconteceria no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), no dia 7 de dezembro.
Apoio de clubes brasileiros
Praticamente todos os principais clubes do país se uniram em uma campanha online para expressar o luto pela tragédia que atingiu a Chapecoense na madrugada desta terça-feira. Eles trocaram seus avatares nas redes sociais pelo escudo do clube de Chapecó (SC) em branco e preto. “Hoje, todos os clubes do Brasil são um só. #ForçaChape”, escreveram
Às 10h10 desta manhã, apenas o Botafogo, entre os 12 maiores clubes do País, não havia alterado seu avatar no Facebook. O Corinthians substituiu a antiga imagem pelo símbolo do Corinthians em branco e preto, em símbolo de luto.
“A nação tricolor torce e reza pelos atletas, profissionais e amigos da Chapecoense”, escreveu o São Paulo. O Atlético-MG anunciou luto oficial de três dias. Já o técnico Cuca, campeão pelo Palmeiras no domingo, vencendo exatamente a Chapecoense, disse: “Lamento profundamente o acidente. Foi meu último time como jogador e estava construindo uma história fora do Brasil. Tristeza enorme.”