Curitiba - Com mudanças no calendário do futebol brasileiro previstas para a temporada de 2026, o Athletico definiu um planejamento diferente para a reapresentação do elenco e o início do ano esportivo. Enquanto o elenco principal inicia a pré-temporada em regime remoto, os atletas do Sub-23 já treinam presencialmente no CT do Caju, com foco nas primeiras rodadas do Campeonato Paranaense.

Odair Hellmann, técnico do Athletico, ao chegar na Arena para o jogo com o Vila Nova.
Odair Hellmann, técnico do Athletico. (Foto: José Tramontin/Athletico)

A reapresentação do grupo principal está marcada para esta quarta-feira, 24 de dezembro, cerca de um mês após o encerramento da Série B. Entretanto, em função das datas festivas de fim de ano, o clube optou por iniciar os trabalhos fora do CT do Caju.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Nesse período, os jogadores seguem uma cartilha individual de atividades físicas, elaborada pelo departamento de preparação e monitorada à distância pela comissão técnica.

O retorno presencial do elenco principal está previsto para o dia 2 de janeiro, quando os atletas passam a treinar sob o comando do técnico Odair Hellmann. O planejamento prioriza a preparação para o Campeonato Brasileiro, que terá início antecipado em 2026 em relação às temporadas anteriores.

+ Dupla terá o Paranaense como chance de volta por cima no Athletico

Elenco sub-23 do Athletico já treina no CT do Caju

Enquanto o elenco principal inicia a preparação de forma remota, o grupo de Aspirantes (Sub-23) já está em atividade presencial no CT do Caju. Sob o comando do técnico João Correia, os atletas realizam avaliações físicas, fisiológicas e fisioterapêuticas, além de treinamentos técnicos e táticos no gramado.

A programação da semana de Natal prevê atividades em dois períodos, com foco na organização coletiva da equipe. O elenco terá folga nos dias 24 e 25 de dezembro, com reapresentação marcada para a tarde do dia 26, dando sequência à preparação para o início do Campeonato Paranaense.

Estratégia para o Paranaense e impacto na base do Athletico

A opção por utilizar o Sub-23 nas rodadas iniciais do Campeonato Paranaense 2026 está ligada ao curto intervalo entre o início da temporada e a estreia na competição, além de aproveitar o Estadual como um laboratório para testar os jovens atletas em campo.

+ Athletico vende Di Yorio e tem lucro com passagem de argentino

Apesar do planejamento inicial, a diretoria não descarta a utilização pontual de jogadores do elenco principal em partidas da primeira fase, como parte do processo de ajustes antes da estreia no Campeonato Brasileiro.

A estratégia também impacta as categorias de base. Com atletas do Sub-20 integrados ao elenco Sub-23 para a disputa do Paranaense, o Furacão será representado na Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) por um grupo formado majoritariamente por jogadores do Sub-17.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.