Anunciado pelo Grêmio na noite de sexta-feira, Diogo Barbosa já viajou a Porto Alegre e será apresentado nos próximos dias. No acordo estabelecido com o clube gaúcho pelo lateral esquerdo, o Palmeiras pode receber mais 1,5 milhão (R$ 9,4 milhões) de euros nos próximos dois anos.
Inicialmente, o Grêmio aceitou desembolsar R$ 10 milhões ao Palmeiras por uma fatia de 25% dos direitos econômicos de Diogo Barbosa e fechou contrato com o ala canhoto até dezembro de 2023. O acordo entre os dois clubes inclui dispositivo para aumentar a venda a partir do atingimento de metas.
Se, no primeiro ano de contrato, Diogo Barbosa participar de mais de 60% dos jogos, o Grêmio se comprometeu a comprar mais 12,5% dos direitos econômicos por 750 mil euros. Se o mesmo ocorrer na segunda temporada, o time gaúcho precisará pagar o mesmo valor por mais 12,5%.
Assim, caso Diogo Barbosa cumpra as metas, cada clube ficaria 50% dos direitos econômicos. Aos 28 anos de idade, ele disputará a preferência do técnico Renato Gaúcho na lateral esquerda com os companheiros Bruno Cortez e Guilherme Guedes.
Contratado pelo Palmeiras em 2018, Diogo Barbosa chegou após se destacar com a camisa do Cruzeiro. Pelo clube alviverde, o lateral participou dos títulos do Campeonato Brasileiro 2018 e do recente Paulista 2020, acumulando um retrospecto de 103 jogos e sem gols.
Diogo Barbosa participou de 13 das 28 partidas disputadas pelo Palmeiras nesta temporada, oito como titular, já que o dono da lateral esquerda é o uruguaio Matias Viña. Para a posição, Vanderlei Luxemburgo conta ainda com o jovem Lucas Esteves, em recuperação de uma lesão muscular na coxa direita.