O Coritiba entra em campo neste domingo (19), às 18h30, no Couto Pereira, pela Série B, defendendo uma invencibilidade que já dura três anos como mandante diante do rival Athletico, no duelo que marcará o 397º Atletiba da história.

Athletico e Coritiba chegam como os maiores clubes da Série B
Último Atletiba no Couto foi pelo Paranaense de 2025. (Foto: Divulgação/Coritiba)

Desde a última derrota em casa, pelo Braaileirão de 2022, o Alviverde disputou três clássicos no Couto — com uma vitórias e dois empates —, mantendo o retrospecto positivo diante da torcida. Em 2025, o time também venceu o rival na Arena da Baixada por 1×0, quebrando uma sequência negativa de três anos como visitante e ampliando sua vantagem histórica no confronto.

Histórico do Atletiba e retrospecto do Coritiba no Couto Pereira

No retrospecto geral do clássico, o Coritiba leva vantagem sobre o Athletico após mais de um século de confrontos. São 396 partidas oficiais, com 152 vitórias alviverdes, 126 triunfos rubro-negros e 118 empates.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

Quando o Coxa atua como mandante, a vantagem também acontece. Em 218 partidas disputadas no Couto Pereira e no antigo Belfort Duarte, o Alviverde soma 98 vitórias, 67 empates e 53 derrotas, com 298 gols marcados e 224 sofridos. O desempenho dá ao clube um aproveitamento de 55,6% em casa.

Coritiba domina no Couto nos últimos anos, mas clássico é equilibrado

Embora tenham vivido momentos opostos nos últimos anos, Athletico e Coritiba sempre fizeram clássicos equilibrados. Se pegarmos o recorte das duas últimas décadas, ou seja, de 2011 até aqui, foram 52 partidas, com 19 vitórias para o Coxa, 18 para o Furacão e mais 15 empates.

+ Coritiba e Athletico anunciam fim dos ingressos para o Atletiba e recorde à vista

Destes duelos, 26 foram no Couto Pereira, e aí a vantagem alviverde é absoluta. com 14 vitórias, oito empates a apenas quatro derrotas, tendo um aproveitamento de 64,1%.

Por outro lado, dos últimos oito Atletibas no Alto da Glória, de 2020 para cá, o Coritiba venceu apenas uma vez, no 2×0 pelo Brasileirão de 2023, com outros cinco empates e duas vitórias do Furacão, na final do Paranaense de 2020 e no Brasileirão de 2022.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!