O Athletico deu mais um passo para captar jogadores para as categorias de base. Dessa vez, o projeto é internacional e ocorre na Colômbia, em parceria com o exército local com jovens em situação de vulnerabilidade social.

Furacão deu inicio a uma nova parceria. (Foto: Reprodução/ Emisora Ejército)

Um vídeo da “Emissora Ejército”, canal oficial do exército colombiano, mostra os primeiros passos desse projeto. A ideia é levar aos rapazes uma oportunidade de construir uma carreira no futebol profissional e no mercado brasileiro.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

“Estamos com as portas abertas para jovens colombianos de territórios de comunidades vulneráveis possam participar formalmente um processo de avaliação, e por que não, graças ao seu talento, iniciar uma carreira no futebol brasileiro“, disse Álvaro Torres, comandante da Brigada de Ação e Desenvolvimento Abrangente.

Athletico avalia positivamente o mercado colombiano

O Furacão é o clube que mais tem jogadores colombianos no elenco em todo o futebol brasileiro. Ao todo, são seis atletas, os zagueiros Felipe Aguirre e Carlos Terán, os volantes, Juan Camilo Portilla e Alejandro García, além dos atacantes Kevin Viveros e Steven Mendoza. Agora, a ideia é investir nesses jogadores desde a formação.

+ Renan Lodi agradece Athletico após acertar com Galo: “Gratidão”

“A ideia do Athletico é de se estender até a Colômbia, visto que se trata de uma terra muito fértil na detecção e captação de novos talentos, e o Athletico quer estar próximo disso. Não será só na cidade de Cali, mas em outras cidades também”, explicou Marildo Ferreira, diretor de base do Furacão.

Projeto tem impacto social

Além do viés esportivo, a iniciativa também carrega um caráter social. Ao longo das etapas iniciais do projeto, mais de 700 jovens participaram das avaliações e a partir desse processo, um grupo reduzido foi selecionado para dar sequência à formação no Brasil. A ação busca oferecer alternativas de futuro por meio do esporte e afastar esses jovens de contextos de risco.

+ Destaque na base, filho do capitão do título brasileiro deixa o Athletico

“Houve um tempo que tivemos que superar a violência, porque a qualquer momento podia surgir um tiroteio, e aí precisávamos buscar refúgio. O projeto do exército parece muito bom, porque procura crianças e as oferece oportunidades”, comentou o tio de um dos jovens.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

(Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Valente

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.