O São Paulo derrotou o Vasco na última quarta-feira e apresentou um melhor desempenho em campo depois de quatro partidas sem vencer no Campeonato Brasileiro. O Tricolor entrou em campo com uma formação ofensiva e contou com um lado direito dominante, que ditou o ritmo do jogo.

Depois de realizar diversos testes na equipe, Fernando Diniz parece ter definido que Daniel Alves será meio-campista no São Paulo. Atuando como um segundo homem no setor, o camisa 10 foi um dos principais responsáveis por organizar as jogadas, conectando a defesa ao ataque.

Beneficiando-se da técnica de Daniel Alves, Diniz armou o time com outros dois jogadores se aproximando do veterano, com o objetivo de gerar superioridade numérica e tabelas pela direita. Dessa forma, Juanfran e Antony posicionaram-se próximos ao camisa 10 e os principais lances da equipe foram construídos com a participação do trio.

Mapa de calor de São Paulo x Vasco (Foto: Footstats)

De acordo com o Footstats, as três maiores interações de passes entre jogadores do São Paulo no jogo contra o Vasco envolveram o lateral, o meio-campista e o atacante. Juanfran passou a bola 22 vezes para Antony, enquanto Daniel Alves acertou 19 passes para Antony e o camisa 39 acionou o número 10 em 17 ocasiões.

Ao aproximar o trio, Diniz possibilita a formação de triângulos pela direita, o que facilita jogadas de tabelas com ultrapassagens. Além disso, ao atrair o adversário para esse setor, o Tricolor tem a possibilidade de inverter a bola e encontrar Reinaldo livre no outro lado.

Com a vitória sobre o Vasco, o São Paulo foi a 57 pontos, ocupando a sexta colocação do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time do Morumbi terá pela frente o Grêmio, fora de casa, às 19h. O Tricolor Gaúcho está na quarta posição, com dois pontos de vantagem em relação à equipe de Diniz.