Curitiba - O ex-treinador do sub-20 do Coritiba, Moisés Moura, deixou o clube em abril para almejar novos voos. Na base do Coxa desde setembro, ele agora quer se firmar no comando de times principais e, por isso, optou por deixar o trabalho, que, vinha de conquistas e desenvolvimento de atletas.

Com 45 anos, o treinador iniciou sua carreira nas categorias de base do Braga, em Portugal. Em seguida, passou por equipes como Porto Vitória, Guarani e Avaí, sempre com foco no desenvolvimento de jovens atletas, antes de virar auxiliar-técnico no Cruzeiro e, posteriormente, vir para o Alviverde.
+ Como visitante, Coritiba tem retrospecto equilibrado contra o Goiás
Em entrevista exclusiva à Banda B., Moura avaliou sua passagem pelo Coxa, e projetou sua volta ao futebol profissional após a saída do Alviverde
Moisés Moura considera trajetória no Coritiba positiva
Além de comandar o sub-20, Moura também esteve à frente da equipe principal em alguns jogos do Campeonato Paranaense no início do ano. O Coritiba fez esse revezamento entre os dois grupos com o objetivo de preparar melhor o time principal para a temporada. Um dos principais resultados foi a vitória por 2×0 sobre o Maringá fora de casa. No total, foram uma vitória e duas derrotas, para Londrina e Cianorte.
+ Coritiba ganha mais tempo em maio para treinar e corrigir erros
“O trabalho que desenvolvemos durante sete meses foi muito bem feito, tenho convicção disso. Trabalho de base nunca é fácil, principalmente quando não temos medo de colocar jogadores mais novos“, explicou.
+ Sem Mozart, quem vai comandar o Coritiba contra o Goiás na próxima rodada?
“Saímos com oito jogos sem derrotas, com pouquíssimos gols sofridos e com jogadores que, mesmo com pouco tempo de trabalho, estavam bem mais maduros. Vários jogadores dessa equipe se integraram ao profissional e se mantiveram lá”, detalhou.
Moura finalizou ressaltando o legado de seu trabalho: “Saímos convictos de que, apesar do pouco tempo que ficamos no Coritiba, foi um trabalho bem desenvolvido para os jovens atletas do clube“, apontou.
Sobre a saída do Coritiba, Moisés explicou que “saiu pela porta da frente” e que admira o trabalho de William Thomaz, não fechando a oportunidade de um retorno futuramente ao clube.
“Sabemos que no futebol não podemos fechar os olhos para um bom projeto. Portanto, meu objetivo é, sim, seguir na equipe profissional, mas, é claro, tudo depende do trabalho e das circunstâncias. O objetivo continua sendo esse”, concluiu.
Após Coritiba, Moura planeja volta ao futebol profissional
Após seu desligamento das categorias de base do Coxa, Moisés Moura afirmou que está buscando o retorno ao futebol profissional. Ele destacou seu inicio de carreira no Braga, em Portugal, antes de iniciar sua trajetória no futebol brasileiro.
+ Em recuperação avançada, Morisco deve voltar ao Coritiba
“Meu objetivo agora é voltar ao futebol profissional. Minha história como treinador começou em Portugal, no Braga, onde fui treinador do sub-20″, contou.
O clube português, aliás, é um verdadeiro celeiro de treinadores, sendo que alguns deles fizeram sucesso recente no Brasil, casos dos portugueses Artur Jorge, que foi campeão brasileiro e da Libertadores com o Botafogo, em 2024, e Abel Ferreira, multicampeão com o Palmeiras. Além dele, Ruben Amorin, hoje no Manchester United, da Inglaterra, é outro que surgiu na ‘fornada’ do Braga.
“Me preparei bastante para isso. Tenho todas as licenças: a licença pro da CBF, além de licenças da UEFA e da Conmebol. Sempre pensei em seguir carreira no futebol profissional“, ressaltou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!