Ponta Grossa - A final do Campeonato Paranaense de 2025 está marcada para o próximo sábado (29), às 16h, no Germano Krüger, quando Operário e Maringá se enfrentam em uma final histórica. O primeiro jogo aconteceu no último sábado (22) no Willie Davids e acabou empatado em 2×2. Uma vitória de qualquer equipe em Ponta Grossa garante a taça. Caso o empate prevaleça, a decisão será nos pênaltis.

Equipes em disputa no primeiro jogo da final
Equipes em disputa no primeiro jogo da final (Foto: Fernando Teramatsu / Maringá)

Cada time com sua estratégia, Fantasma e Dogão têm seus destaques, peças que foram fundamentais para chegarem até esta decisão e que podem ser o diferencial na conquista do título. Cofira abaixo algumas delas:

Operário

Elias – Goleiro

Elias é um dos destaque do Operário no ano
Elias é um dos destaque do Operário no ano (Foto: Instagram / eliascurzel12)

O arqueiro do Operário é destaque em baixo das traves e ainda teve êxito em disputas de pênaltis. O Fantasma já teve três no ano, duas no Paranaense e uma na Copa do Brasi, e em todas Elias esteve presente, garantindo a classificação.

+Torcida do Operário esgota ingressos para a final em dois dias

Na disputa contra o Humaitá, o jogador defendeu duas cobranças. Nas quartas do Paranaense, Elias não defendeu nenhuma cobrança mas contou com a trave para ajudar na classificação. Já nas semifinais, no Estádio do Café, Elias defendeu uma das cobranças e levou a Operário à final.

Gabriel Boschilia – Meia

O camisa 10 do Operário é quem domina o meio campo (Foto: Instagram / @boschilia)
O camisa 10 do Operário é quem domina o meio campo (Foto: Instagram / @boschilia)

O camisa 10 do Operário vive uma das suas melhores temporadas na carreira como jogador. O atleta de 29 anos teve passagem pela Europa e retornou ao Brasil onde atuou por Internacional e Coritiba. Desde sua chegada ao Fantasma, o meia se encontrou.

No ano passado, foram 17 jogos e quatro gols. Nesta temporada já ultrapassou a marca de gols marcados, com 17 jogos, cinco gols e duas assistências. Boschilia terá todo o resto de 2025 para superar a sua melhor temporada da carreira que foi em 2016 quando atuava pelo Mônaco, onde teve oito gols e três assistências no ano.

Maringá

Matheus Moraes – Atacante

Atacante Moraes é o artilheiro do Mairngá no Paranaense
Atacante Moraes é o artilheiro do Maringá no Paranaense (Foto: Instagram/ Moraes)

O camisa 9 do Dogão é a esperança de gols para uma partida tão importante como uma final. O jovem centroavante de 24 anos tem se destacado durante a disputa do Paranaense. Moraes é criado na base do Santos e acumula empréstimos para Londrina e Maringá, que firmou contrato definitivo com o atleta em 2023.

+Torcida do Maringá esgota ingressos para visitantes na finalíssima

Desde então Moraes está no elenco do Maringá. Em 2023 foram 17 jogos e três gols marcados apenas. Em 2024 foram 23 jogos e apenas três gols e duas assistências. E por fim, em 2025, o jogador está tendo um destaque considerável, com oito gols e uma assistência em 17 jogos. O atleta chama atenção do Athletico para a sequência da temporada.

Rodrigo Santos – Volante

Rodrigo Santos é destaque do Maringá no campeonato
Rodrigo Santos é destaque do Maringá no campeonato (Foto: Divulgação Maringá)

O volante de 24 anos é um dos principais destaques no Paranaense de 2025. Rodrigo é criado na base do Bahia e chegou ao Dogão em 2024,. Foram 32 jogos, sete gols e duas assistências no seu primeiro ano. Após bom primeiro semestre, foi emprestado ao Avaí e por lá foram 13 jogos, mas sem participação em gols.

No ano de 2025 o destaque é ainda maior. O volante tem chamado atenção por chegar bem ao ataque, mas também dominar o meio campo dos adversários. Foram 16 jogos, três gols e três assistências. O Maringá espera contar com o atleta para a disputa da Série C deste ano.

Números mostram o motivo de Operário e Maringá chegarem a final

O Operário teve a melhor campanha da primeira fase, com 22 pontos, e a melhor defesa da competição, com apenas sete gols tomados em 11 jogos disputados. Após os jogos das quartas de final e semifinal terminados, o Fantasma somou 27 pontos no geral, que lhe garantiu o direito do segundo jogo da final em casa.

Já o Maringá terminou a primeira fase com 16 pontos e teve grande aproveitamento no mata-mata. Nas quartas de finais conseguiu quatro pontos contra o Coritiba e nas semifinais também conseguiu os mesmo quatro pontos contra o Athletico, chegando a 24 pontos.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Matheus Afonso

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.