
O lateral da Chapecoense Alan Ruschel foi o primeiro resgatado com vida do acidente aéreo
A esposa do jogador Alan Ruschel, primeiro resgatado com vida do acidente com o avião que transportava jogadores da Chapecoense para a Colômbia, usou sua conta no Instagram para comemorar a sobrevivência do marido e desejar força aos familiares das demais vítimas da tragédia. “Graças a Deus o Alan está no hospital, estado estável. Estamos orando por todos que ainda não foram socorridos, e força para toda a família. Situação complicada, difícil. Só Deus para dar força mesmo. Obrigada Deus”, escreveu ao lado de uma foto de Alan Ruschel no avião.
Veja as fotos do acidente com o avião que transportava time da Chapecoense
Autoridades colombianas confirmaram 76 mortes. Pelo menos cinco pesssoas sobreviveram. A aeronave que levava a delegação da Chapecoense para a Colômbia se chocou com o solo em uma região montanhosa na cidade de La Unión, próximo a Medellín, pouco antes de chegar ao seu destino. O avião da companhia aérea LaMia, da Venezuela, tinha 81 pessoas a bordo. A causa do acidente ainda não foi esclarecida, mas especula-se dificuldades com a falta de visibilidade, falha elétrica ou até mesmo uma pane seca.
Entre os sobreviventes estão três jogadores da Chapecoense: o lateral esquerdo Alan Ruschel, o goleiro Follmann e o zagueiro Neto. Os feridos estão sendo atentidos em três hospitais da região. No voo também estavam jornalistas da Fox Sport e da Rede Globo, entre eles o ex-jogador Mário Sérgio Pontes de Paiva, comentarista esportivo da Fox.
De acordo com a imprensa local, o avião perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (1h15 de Brasília). O SOS foi emitido entre as cidades de Ceja e Lá Unión. O avião, de matrícula CP2933, fez uma parada em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, depois de decolar do Brasil. Na emergência do voo, o piloto teria aberto os tanques de combustível para evitar a explosão da aeronave na queda. A região do acidente é montanhosa. O avião teria caído há apenas 25 quilômetros da cabeceira da pista do aeroporto de destino.
Poucas horas após a aeronave cair, a Confederação Sul-Americana de Futebol cancelou a decisão da Copa Sul-Americana entre a Chapecoense com o Atlético Nacional. A partida do primeiro confronto aconteceria nesta quarta-feira (30), em Medellín. O jogo de volta da final aconteceria no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), no dia 7 de dezembro.