Curitiba e Paraná - O Campeonato Brasileiro da Série B foi realizado pela primeira vez desde 1971. Desde então, a competição teve diferentes formatos, anos sem disputa e 36 campeões. Confira estatísticas e curiosidades sobre a segunda divisão brasileira.

Apesar de ter a primeira edição em 71, a Série B demorou para ‘engrenar’. Nos anos seguintes, de 1973 a 1979, ela não aconteceu. Na época havia um debate sobre a existência de uma segunda divisão nacional, já que a Série A acontecia com 80 clubes e se falava sobre uma divisão única.
+ Série B 2025: quais as regras, quantas rodadas e quais times disputam?
Em 2006 a Série B teve o primeiro ano de disputa por pontos corridos, onde 20 clubes brigam pelo acesso e apenas quatro melhores sobem à elite. Antes disso, o campeonato era disputado em mata-mata, e de acordo com cada edição, tinha regras e quantidade de clubes diferentes.
Maiores campeões
Oito clubes conquistaram duas vezes a segunda divisão do Brasileirão. São eles América-MG, Botafogo, Bragantino, Coritiba, Goiás, Palmeiras, Paraná Clube e Paysandu.
+Athletico no Brasileirão Série B: veja o histórico do time na competição
Além deles, outros 28 clubes também foram campeões da Série B, mas com somente uma taça levantada: Athletico, Atlético-GO, Atlético-MG, Brasiliense, Campo Grande, Chapecoense, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Fortaleza, Gama, Grêmio, Guarani, Internacional de Limeira, Joinville, Juventude, Juventus, Londrina, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Santos, Sport, Tuna Luso, Uberlândia, União São João, Vasco, Villa Nova, Vitória.
Melhor e ‘pior’ campeão
O Corinthians foi rebaixado para a segunda divisão do futebol brasileiro em 2007. No ano seguinte, na Série B, fez a melhor campanha da história da competição. Com 83 pontos, conquistou 25 vitórias, 10 empates e apenas três derrotas.
+ Coritiba no Brasileirão Série B: veja o histórico do time na competição
Por outro lado, o campeão que alcançou menos pontos foi o Santos, no ano passado. Com 68 pontos, o Peixe teve 20 vitórias, oito empates e 10 derrotas.
O campeão que mais perdeu foi o Coritiba, em 2007, com 11 derrotas, mas com 69 pontos conquistados.
Artilheiros
O maior artilheiro em uma única edição da Série B por pontos corridos é Bruno Rangel, que marcou 31 gols pela Chapecoense em 2013.
Já o maior artilheiro de todos os tempos da segunda divisão é Zé Carlos, que marcou 92 gols. Ele fez seis temporadas marcando mais de 20 gols, por CRB e Criciúma.
O segundo lugar é conhecido do futebol paranaense. Léo Gamalho, que jogou no Coritiba, marcou 86 gols na competição. Pelo Coxa, foram 16 gols, na Série B de 2021.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!