Curitiba - A última rodada da Série B de 2025 traz consigo um forte ar de “déjà vu” para o torcedor do Coritiba. A chance de conquistar o título da segunda divisão, após o acesso antecipado, remete diretamente à campanha vitoriosa de 2007.

Edson Bastos, goleiro bi-campeão da Série B com o Coxa. (Foto: Divulgação/Coritiba)

Para ser campeão em 2025, o Coxa vai até Manaus para enfrentar o Amazonas, já rebaixado, no domingo (23), e um empate é o suficiente para levantar a taça. No entanto, o título escapou no Couto Pereira, com o frustrante empate em 0x0 com o Athletic

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

Há 18 anos, a situação foi parecida. O Coxa enfrentou o Santa Cruz, que também estava rebaixado, no Arruda, em Recife, precisando do resultado depois de desperdiçar a chance em casa na penúltima rodada. Bastava uma vitória diante do Marília, mas a derrota por 3×2 mudou os planos.

Campeão em 2007 traça semelhanças

Quem viveu de perto aquele momento foi o ex-goleiro Édson Bastos, que, em entrevista à Banda B, fez um paralelo entre as duas situações e relembrou os percalços da época.

+ Josué fala em renovação com o Coritiba, mas evita cravar permanência

O cenário ele se repete, né? Irá enfrentar uma equipe que já está rebaixada, como foi 2007 com o Santa Cruz. E era uma pressão muito grande pra gente conquistar o título naquela época, até pelo fato do Coritiba em 2006 ter feito um investimento muito alto e não conseguiu seu principal objetivo, que era o acesso”, relembrou o atleta, que defendeu o Alviverde entre 2007 e 2012.

Já me voltou um filme lá de trás, que foi aquele fatídico jogo contra o Marília, onde a gente precisava de simplesmente uma vitória para nos garantir o título dentro do Couto Pereira, totalmente lotado. E a gente acabou perdendo o jogo, aonde arrumou uma baita confusão pra nossa cabeça. E o filme tá se repetindo. Mas eu espero que o final seja novamente um final feliz”, relembrou.

Disputa do Coritiba dessa vez é com o rival

Em 2007 o Coxa disputava o título com o Ipatinga e em um determinado momento do jogo diante do Santa Cruz, era a equipe mineira que estava levando o título. Isto porque, o Alviverde estava perdendo por 2×1, enquanto o adversário goleava o Paulista. No entanto, mesmo com dois a menos, o Coritiba virou o jogo nos minutos finais, com gols de Keirrison e Henrique Dias, já nos acréscimos.

+ Após conquistar acesso, jogadores do Coritiba fazem promessa: “ser campeão”

Já nesse ano, agora caso não arrume pelo menos um empate diante do Amazonas, já rebaixado, o rival Athletico será campeão. O Furacão precisa, antes de tudo, vencer o América-MG na Arena da Baixada e torcer para que a Onça-pintada derrote o Coxa.  

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

(Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Valente

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.