A Federação Paranaense de Futebol encaminhou, nesta terça-feira (13), ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR), um ofício pedindo providências sobre um suposto caso de injúria racial. A situação teria acontecido em uma partida do Campeonato Paranaense Sub-20, entre Rio Branco e Patriotas,  no último domingo (11), em Paranaguá.

Yuri, jogador do Patriotas que denunciou o caso. (Foto: Reprodução/ Instagram)

O ofício da Federação pede para que o TJD-PR “Investigue e apure, de maneira minuciosa, os fatos narrados”. O árbitro da partida, Mansley Lúcio dos Santos, relatou o caso na súmula e disse que o jogador Yuri, do Patriotas, “Havia sofrido um ato de racismo, de um torcedor que estava na torcida do Rio Branco, ao ser chamado de ‘macaco’”

+ Londrina denuncia suposto caso de racismo em jogo do sub-20 contra o Paraná Clube

“Ao Final do jogo, o atleta Yuri Henrique Guilherme, nº 05, da equipe Patriotas, veio ao centro de campo em direção a equipe de arbitragem, dizendo que ele, supostamente, havia sofrido um ato de racismo de um torcedor que estava na Torcida do Rio Branco, ao ser chamado de “macaco”. Não presenciei o ato, mas respeitando a problemática do caso, avisei o policiamento que estava em campo e foram ate o ”Suposto infrator”, encaminhando-o para delegacia, onde será realizado um boletim de ocorrência pela equipe do Patriotas”, diz a súmula.

Envolvidos se posicionam

Em nota, o Patriotas se manifestou sobre a situação publicamente por meio das redes sociais. O clube confirmou que os jogadores prestaram depoimento na delegacia e aguarda a decisão “diante desse absurdo”. 

“Racismo, não tem e NUNCA terá vez!

O Patriotas Futebol Clube repudia de forma veemente o fato ocorrido após o fim da partida pelo Paranaense Sub-20 Série A, diante do Rio Branco, nessa tarde, no estádio Nelson Medrado Dias, em que os atletas do Quadricolor, Yuri e Kayke, foram ofendidos com palavras de cunho racista, sendo chamados de “gorila”.

O ocorrido foi reportado ao árbitro da partida e direcionado até a polícia militar presente no local, que após indentificar o “torcedor” do Rio Branco, o conduziu a delegacia, juntamente com os atletas que foram vítimas do ato.

O boletim de ocorrência foi registrado e os atletas prestaram depoimento na delegacia. O Patriotas aguarda a decisão dos responsáveis, diante desse absurdo.

JAMAIS IREMOS TOLERAR! “, diz a nota do Patriotas

O Rio Branco lamentou o ocorrido e disse que “Confia na apuração das autoridades competentes, respeitando o devido processo para que a verdade seja esclarecida”. Veja a nota completa:

Nota Oficial

O Rio Branco SAF vem a público manifestar seu posicionamento em relação aos fatos reportados ao árbitro pelo atleta Yuri Martins, do Patriotas, durante a partida realizada no último dia 11 de maio de 2025, pelo Campeonato Paranaense Sub-20.

Repudiamos veementemente qualquer ato de racismo, que é absolutamente incompatível com os valores do esporte e com a missão de promover união, respeito e igualdade por meio do futebol. O Rio Branco SAF reafirma seu compromisso com a ética desportiva e com a construção de um ambiente inclusivo e livre de qualquer forma de preconceito.

Sobre a autoria e os detalhes dos fatos, relatados em Boletim de Ocorrência, o Rio Branco SAF confia na apuração das autoridades competentes, respeitando o devido processo para que a verdade seja esclarecida. Lamentamos, desde já, qualquer conduta antidesportiva, especialmente se motivada por preconceito racial, e reforçamos que tais atitudes não têm espaço no esporte ou na sociedade.

O Rio Branco SAF seguirá acompanhando o caso e reitera seu compromisso com a promoção de um futebol que seja exemplo de respeito, diversidade e fair play.

Rio Branco SAF

O RIC.com.br conversou a Polícia Civil do Paraná (PCPR) e aguarda retorno. O espaço segue aberto.

Segundo caso de racismo no Paranaense sub-20

Este não é o primeiro caso de jogador denunciando racismo na competição. No final de abril, o atleta do Londrina, Matheus Costa, alegou ter sofrido injúria racial no duelo com o Paraná Clube. O confronto, inclusive, teve muita confusão, com o Tricolor negando que o jogador Eduardo Ribas tenha cometido tal crime.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

(Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Valente

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.