O volante Fernandinho confirmou a sua saída do Athletico, encerrando assim a sua segunda passagem pelo clube. Em nota publicada em redes sociais, o jogador de 39 anos se despediu do Furacão após ter seu contrato encerrado no último dia 31 de dezembro.

“Ao voltar pra casa depois de muitos anos, fui recebido de braços abertos. Todas as vezes que vesti a camisa do Athletico, fui acolhido com carinho e respeito por todos os torcedores. Levarei isso para sempre. Chegou o momento de seguir novos caminhos, mas saio com a certeza de que o meu vínculo com o CAP nunca se quebrará”, afirma Fernandinho na publicação de despedida.
Apesar da expectativa de uma possível negociação para a permanência do grande nome do Athletico para a temporada 2025, o clube optou por seguir adiante na reformulação do elenco e sequer procurou os representantes do atleta.
Leia também:
- Alef Manga diz que outros jogadores do Coritiba recebiam dinheiro de apostas
- Jogador de futsal do Marreco morre aos 31 anos
Assim, o Furacão confirma que pretende formar um elenco mais jovem para as disputas que terá nesse ano: Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Série B do Brasileirão. Essa última competição é a mais importante para o clube, que planeja o retorno imediato à elite do futebol brasileiro.
Fernandinho voltou ao clube após brilhar na Europa
Revelação do Athletico em 2003, Fernandinho deixou o clube pela primeira vez em 2005, quando foi contratado pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Após se firmar como um dos maiores ídolos da história do principal clube ucraniano, o volante se transferiu para o Manchester City, da Inglaterra.
Então, depois de também se destacar no clube inglês, sendo considerado um dos jogadores mais importantes do elenco pelo técnico Pepe Guardiola, Fernandinho decidiu retornar ao clube que o revelou, em 2022. Na época, apesar de ter outras propostas de clubes da Europa e mesmo do Brasil, ele optou por “voltar para casa”.

Assim, ao longo de dois anos e meio, disputou 117 partidas, com 13 gols e 15 assistências. Assim como em 2005, chegou à final da Libertadores, em 2022. No entanto, em 2024 ele sofreu uma grave lesão muscular, que o tirou dos gramados por quase três meses.
A ausência do camisa 5 foi bastante sentida, e o Athletico não venceu um confronto sequer no Brasileirão sem o volante titular. Que, mesmo não estando 100% fisicamente, voltou na reta final da competição. Entretanto, apesar desse esforço, ele não conseguiu evitar o rebaixamento.
Quer mais notícias? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!