Curitiba - Atualmente desempregado, desde que deixou o Cruzeiro, o técnico Fernando Diniz fez questão de elogiar o presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia, com quem trabalhou no clube em sua passagem, em 2018.

Fernando Diniz teve passagem pelo Athletico em 2018
Fernando Diniz teve passagem pelo Athletico em 2018 (Foto: Miguel Locatelli/ Athletico)

Segundo o treinador, o mandatário do Furacão tem uma visão diferente no futebol, deixando de lado a parte tática, mas enxergando o lado humano dos profissionais.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

O Petraglia é um gênio. Você aprende com ele. É um cara muito diferente, genial mesmo. Toma risco para caramba e é um cara bom de conviver e de aprender coisas. Não é um cara que sabe do jogo de futebol, de parte tática. Isso é uma coisa secundária para mim, sabe? Ele conhece de gente. Ele me viu e achava, em alguma medida, muito parecida com ele na questão da intuição. É a coisa mais forte que eu tenho, de perceber as coisas”, afirmou ele, em entrevista ao Charla Podcast.

Técnico diz não ter sido demitido do Athletico

A passagem de Fernando Diniz durou pouco mais de cinco meses. Anunciado no dia 3 de janeiro, ele foi desligado em 25 de junho. Porém, segundo o próprio treinador, não houve uma demissão do cargo. Até porque, Petraglia não queria trocar de técnico, só o fazendo depois de muita pressão por conta dos resultados.

+ Galvão Bueno publica mensagem de incentivo ao adversário do Athletico na Copa do Brasil

Ele (Petraglia) me tirou da posição de técnico e não me demitiu, eu fiquei no clube. Ele falou para mim assim: ‘fica lá seis meses na Europa, depois volta‘. Ele tinha um plano para mim, junto com o que ele pensava de futebol para o Athletico avançar. Eu tenho muita gratidão pelo Petraglia. Foi o cara que me enxergou”, revelou.

+ Jogo do Athletico na Copa do Brasil terá árbitro envolvido em polêmica recente e sem VAR

Diniz comandou o Furacão em 21 jogos, com cinco vitórias, sete empates e nove derrotas, tendo um aproveitamento de apenas 34% dos pontos disputados. Deixou o Rubro-Negro na vice-lanterna do Brasileirão e viu Tiago Nunes assumir em seu lugar e se tornar campeão da Sul-Americana.

No período em que seguiu como funcionário do Athletico, mas fora do comando, o técnico viajou pela Europa e visitou os CTs de Paris Saint-Germain, Chelsea e Manchester City. Lá, conheceu Pep Guardiola e também Fernandinho, com quem acabou criando um forte vínculo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Matheus Afonso

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.