O Athletico venceu a Ferroviária por 2×1, na tarde deste domingo (16), na Fonte Luminosa, em Araraquara. A partida foi válida pela penúltima rodada da Série B. 

Athletico e Ferroviária se enfrentaram pela penúltima rodada da Série B 2025.
Athletico e Ferroviária se enfrentaram pela penúltima rodada da Série B 2025. (Foto: Redes Sociais/ Feroviária- @afeoficial)

Com o resultado, o Furacão ainda pode ultrapassar o rival Coritiba e comemorar assim o título da competição. O gol dos mandantes ocorreu em falha de Santos, mas João Cruz conseguiu o empate em um golaço que manteve o time no G4. Aos 50 minutos, com Renan Peixoto, veio a virada.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Com 62 pontos, o Athletico está em segundo lugar, com três pontos a mais do que o quinto colocado e três a menos do que o líder. Assim, o time rubro-negro chega na última rodada só dependendo de si para concretizar o acesso. Já a equipe paulista segue em 17º lugar, com 40 pontos, dentro da zona de rebaixamento.

Na última rodada o Athletico enfrentará o América-MG, no domingo (23), às 16h30, na Arena da Baixada. A Ferroviária jogará no mesmo dia e horário, contra o Operário, em Ponta Grossa.

+ Veja a matemática para Coritiba ou Athletico ser campeão da Série B

Primeiro tempo

A etapa inicial foi muito equilibrada, com os dois times buscando a vitória por motivos diferentes. Enquanto os mandantes buscavam sair da zona de rebaixamentos, os visitantes estavam de olho no acesso.

Aos 26 minutos, por exemplo, Zapelli cabeceou após o cruzamento de Léo Derik e exigiu uma grande defesa do goleiro adversário. A resposta da Ferroviária foi rápida. Um minuto depois o time paulista quase abriu o placar, mas Juninho e Fabrício Daniel chutaram na trave no mesmo lance.

Aos 41, Felipinho arriscou de longe e novamente o goleiro Dênis Júnior apareceu. Com isso o placar foi zerado para o intervalo, com uma boa presença de torcedores do Athletico em Araraquara.

Segundo tempo 

A etapa final continuou no mesmo ritmo, com os dois times buscando o gol, mas com o time paranaense um pouco melhor. Aos 15 minutos, Leozinho quase marcou, mas o goleiro da Ferroviária mandou para escanteio. Dois minutos depois, cabeceio de Mendoza e Dênis Júnior fez mais uma grande defesa. 

Até que, aos 27 minutos, ocorreu o lance que chamou atenção na partida. Após um lançamento da defesa da Ferroviária, o goleiro Santos saiu da área para tentar afastar a bola. Porém, na hora de chutar, o arqueiro furou feio, com a bola sobrando para Fábio Fau apenas rolar para o gol vazio. 1×0 no placar.

Com a desvantagem no placar, um resultado que tiraria o time do G4, o Athletico tentou reagir até o fim do jogo. Até que, aos 40 minutos, João Cruz acertou uma falta de longe, encobrindo o goleiro adversário e fazendo um golaço. 1×1 no placar.

Quando tudo indicava que o resultado estava definido, aos 50 minutos do segundo tempo, o Furacão conseguiu o gol da virada. Leozinho cruzou e Renan Peixoto cabeceou para o fundo da rede. Festa da torcida rubro-negra em Araraquara. 2×1, placar final.

Ficha técnica 

Série B
Rodada 37

FERROVIÁRIA 1 x 2 ATHLETICO

Ferroviária
Dênis Júnior; Lucas Rodrigues (Kevin), Erik (Vitor Mendes), Gustavo Medina e Zé Mário; Ricardinho, Alencar e Netinho (Zé Hugo); Fabrício Daniel (Fábio Fau), Carlão e Juninho (Thiago Lopes). Técnico: Daniel Azambuja

Athletico
Santos; Benavídez, Terán, Arthur Dias e Léo Derik (Leozinho); Felipinho (João Cruz), Patrick (Luiz Fernando) e Zapelli; Mendoza (Renan Peixoto), Julimar e Viveros. Técnico: Odair Hellmann

Local: Fonte Luminosa – Araraquara-SP
Horário: 16h30
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Gols:
Fábio Fau (AFE), aos 27/2º; João Cruz (CAP), aos 40/2º; Renan Peixoto (CAP), aos 50/2º
Cartões amarelos: Netinho e Fábio Fau (AFE); Benavídez, Felipinho, Leozinho e Viveros (CAP)
Público total:  Não divulgado.
Renda: Não divulgado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.