Nesta terça-feira, a Fifa lançou o Programa Mundial de Integridade, uma nova iniciativa da entidade para combater e prevenir a manipulação de partidas. A novidade tem como objetivo auxiliar todos os países vinculados à entidade máxima do futebol.

Segundo a própria Fifa, o programa vai aprimorar o treinamento e desenvolver a capacidade de gestão da integridade nas 211 federações. Para isso, terá a parceria do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), da ONU, que tem se dedicado em combater a corrupção e o crime no esporte. 

Fadel Senna / AFP

“A manipulação é uma coisa muito real que ameaça a integridade e a credibilidade do futebol em muitos países ao redor do mundo. O Programa de Integridade Mundial da Fifa, realizado em estreita colaboração com especialistas do UNODC e somando-se ao trabalho contínuo da Fifa nessa frente, é outro passo importante para proteger a integridade do esporte. Fornecer treinamento e capacidade dentro das federações para combater a manipulação de resultados em nível local”, declarou o presidente da entidade, Gianni Infantino. 

Esta é uma das novas iniciativas para tornar o futebol mais justo. Este tem sido um dos focos da entidade máxima do futebol nos últimos anos.