Para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, nos Estados Unidos, o Flamengo lançou uma campanha se colocando como o clube de futebol de maior torcida do mundo, com 45 milhões de torcedores declarados flamenguistas.

Entretanto, o posto do Flamengo não está de acordo com levantamentos recentes. Uma estatística de 2024, divulgada pelo Lance!, aponta que o Rubro-Negro tem, na realidade, a segunda maior torcida do mundo, atrás do Barcelona, da Espanha.
Confira o top 10 de maiores torcidas do mundo:
- Barcelona (Espanha): 58 milhões
- Flamengo (Brasil): 42 milhões
- Chivas (México): 33,8 milhões
- Corinthians (Brasil): 32,2 milhões
- Real Madrid (Espanha): 31,3 milhões
- Manchester United (Inglaterra): 30,6 milhões
- América (México): 26,4 milhões
- Borussia Dortmund (Alemanha): 23 milhões
- Chelsea (Inglaterra): 21,4 milhões
- Bayern de Munique (Alemanha): 20,7 milhões
Maiores torcidas do Brasil
Apesar de não ser de fato a maior do mundo, a torcida do Flamengo é apontada como a maior do Brasil. Em um levantamento feito pela TMTM20 Branding e Brazil Panels, em fevereiro de 2025, pode-se ter uma estimativa percentual da preferência entre torcedores no país.

A pesquisa contou com 2.000 entrevistados, abrangendo todas as classes sociais. Realizado entre 6 e 20 de fevereiro, o levantamento ouviu torcedores das cinco regiões brasileiras. A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais.
Veja o top 10 maiores torcidas do Brasil:
- Flamengo: 24,8%
- Corinthians: 19,4%
- Palmeiras: 8,1%
- São Paulo: 7,7%
- Vasco: 4,8%
- Grêmio: 4,4%
- Atlético-MG: 4%
- Santos: 3,1%
- Internacional: 2,9%
- Cruzeiro: 2,7%
Como definir o tamanho de uma torcida?
Para medir o tamanho de uma torcida, diferentes critérios entram no jogo. O mais direto é a estimativa do número de torcedores declarados de um clube, média de público nos jogos e a quantidade de sócios-torcedores. No entanto, também se analisam fatores como presença digital e estratégias de marketing. A atuação nas redes sociais ajuda a identificar quais momentos têm maior engajamento e impacto fora dos estádios.
Hoje, com a eurocentralização do futebol, os gigantes europeus, como o Barcelona, Real Madrid e Manchester United consigam somar uma base sólida de torcedores ao redor do mundo, não só no país de origem.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.