Curitiba - O Paraná Clube e os outros nove clubes conheceram o regulamento e a fórmula da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense de 2026. Em arbitral realizado na tarde desta segunda-feira (8), os participantes aprovaram o formato da competição, que teve mudanças descartadas.

Inicialmente, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) queria encurtar o torneio, mas os times optaram por manter as mesmas regras de 2025. Desta forma, as dez equipes disputarão uma primeira fase com todos se enfrentando em turno único e os oito primeiros avançando para o mata-mata, em confrontos de ida e volta, até a final. Ou seja, quem subir terá que disputar 15 partidas.
Paraná Clube voltará a jogar mais cedo
O que foi aprovado foi o início mais cedo da segunda divisão, o que acontecerá no dia 28 de fevereiro. Este foi um pedido da FPF, para poder terminar o torneio antes do início da Copa do Mundo. A grande final será no dia 10 de junho, uma quarta-feira, com o Mundial tendo início no dia seguinte.
+ Confira todas as notícias do Paraná Clube no RIC.com.br!
O objetivo era não ter jogos do campeonato no mesmo dia e horário de duelos do Mundial, o que faria a Segundona perder interesse e audiência. Embora não tenha sido unânime entre os participantes, a alteração foi aprovada.
FPF convida décimo clube
A grande novidade da Segundona é a participação do Araucária. Até a semana passada, o Estadual teria dez participantes, mas o Verê, vice-campeão da Terceirona, pediu licenciamento da Federação. Com isso, apenas nove clubes estariam aptos ao torneio.
+ Paraná Clube culpa credores por falta de acordo da SAF e entra na Justiça
Só que a FPF optou por manter o campeonato com dez times e, para isso, convidou o Araucária, que foi o terceiro colocado da terceira divisão.
Assim, os participantes são: Araucária, Batel, Laranja Mecânica, Nacional, Paraná Clube, Paranavaí, Patriotas, Rio Branco, Toledo e Prudentópolis.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui