O Palmeiras contou com a participação de atletas da base em todas suas 14 partidas na temporada. Satisfeito, João Paulo Sampaio, gerente do Centro de Formação de Atletas, comemora o novo cenário e vê a experiencia de Vanderlei Luxemburgo como trunfo para lançar os jovens.
“Agora, o primeiro olhar é para dentro e não para fora. Isso facilita para convencer outros atletas a virem para o Palmeiras e mostra aos que já estão aqui que a janela está mais aberta para eles serem aproveitados. É importante demais”, disse João Paulo à Gazeta Esportiva.
Nesta temporada, o Palmeiras colocou à disposição de Vanderlei Luxemburgo o lateral esquerdo Lucas Esteves, os volantes Gabriel Menino e Patrick de Paula, o meia Alan e os atacantes Gabriel Veron e Wesley. Do grupo, o único ainda não utilizado pelo técnico é o ala canhoto.
“O Luxemburgo tem experiência como poucos para lançar os jovens, calma na hora de colocar. Isso contribui. Na verdade, é a ponta do iceberg. Na base, vamos até a página B. A página A é com o treinador, porque é ele quem vai dar confiança e ter a coragem de lançar o atleta”, disse João Paulo Sampaio.
Com uma maratona de jogos pela frente, o Palmeiras selecionou um grupo de atletas do time sub-20 para treinar na Academia de Futebol, entre eles o zagueiro Henri e o atacante Gabriel Silva. Os garotos podem até ganhar oportunidades do técnico Vanderlei Luxemburgo.
O Palmeiras retoma o Campeonato Paulista com o clássico contra o Corinthians às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, em Itaquera, pela 11ª rodada. Os jovens Gabriel Menino e Gabriel Veron estão entre os cotados para começar o Derby no time titular.