Curitiba - O Athletico venceu na última sexta-feira (4) o Paysandu por 2×1, jogando no estádio Mangueirão. Além da vitória rubro-negra na estreia da Série B, chamou atenção um lance aos 47 minutos do segundo tempo que foi inédito no futebol brasileiro: a punição para “cera” do goleiro com um escanteio.

A nova regra diz que, caso o goleiro segure a bola por mais de oito segundos, será marcado um escanteio para o time adversário. Como Mycael ficou 13 segundos com a bola, a arbitragem marcou o escanteio para o Paysandu, o que acabou não gerando um lance de perigo.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Nos outros jogos das Séries A e B também houve momentos em que os goleiros passaram mais que oito segundos com a bola nas mãos, mas ninguém foi punido. Mycael foi o primeiro no Brasil.
+ Após 30 anos, todos os paranaenses vencem na mesma rodada da Série B
Nova regra é mais branda que a antiga
A regra antiga garantia que após seis segundos com a bola nas mãos, um tiro livre indireto deveria ser marcado ao time adversário. O problema é que esta orientação não era cumprida nem pelos jogadores e muito menos pela arbitragem. Nesta nova regra são oito segundos que também precisam ser extrapolados para que a marcação seja feita, com o árbitro mostrando de forma clara a contagem regressiva antes de assinar o escanteio.
Com “domínio carioca”, estreantes no Athletico valorizam união e experiência do elenco
Mycael consolida-se no Athletico mesmo com 21 anos
Titular desde o ano passado, Mycael é considerado a principal promessa do Athletico no elenco principal. O jovem goleiro chegou ao Furacão com apenas 14 anos e desde as suas primeiras aparições sempre teve destaque. Em 2019 foi campeão sul-americano com a seleção brasileira sub-15. Após esse título, o goleiro se consolidou na base do time canarinho, passando assim a ser convocado para sub-17 e depois também para a sub-20. Mycael foi campeão sul-americano sub-20 em 2023 e pan-americano também em 2023.
+ Principal reforço do Athletico em 2025 tem apenas 95 minutos em campo. Entenda motivos
A estreia na equipe principal do Athletico veio em 2024, após expulsão de Léo Linck na partida contra o São Paulo pelo Brasileirão. Após boas atuações virou sombra de Linck e logo garantiu a vaga de titular na equipe e desde então se manteve como arqueiro do Athletico. Em 2025, o Rubro-Negro trouxe de volta o Santos mas, em nenhum momento foi cogitado Mycael virar reserva por opção da comissão técnica.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!