Curitiba - O Athletico venceu na última sexta-feira (4) o Paysandu por 2×1, jogando no estádio Mangueirão. Além da vitória rubro-negra na estreia da Série B, chamou atenção um lance aos 47 minutos do segundo tempo que foi inédito no futebol brasileiro: a punição para “cera” do goleiro com um escanteio.

Goleiro Mycael foi o primeiro punido com nova regra
Goleiro Mycael foi o primeiro punido com nova regra (Foto: Instagram mycaelmoreira)

A nova regra diz que, caso o goleiro segure a bola por mais de oito segundos, será marcado um escanteio para o time adversário. Como Mycael ficou 13 segundos com a bola, a arbitragem marcou o escanteio para o Paysandu, o que acabou não gerando um lance de perigo.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Nos outros jogos das Séries A e B também houve momentos em que os goleiros passaram mais que oito segundos com a bola nas mãos, mas ninguém foi punido. Mycael foi o primeiro no Brasil.

+ Após 30 anos, todos os paranaenses vencem na mesma rodada da Série B

Nova regra é mais branda que a antiga

A regra antiga garantia que após seis segundos com a bola nas mãos, um tiro livre indireto deveria ser marcado ao time adversário. O problema é que esta orientação não era cumprida nem pelos jogadores e muito menos pela arbitragem. Nesta nova regra são oito segundos que também precisam ser extrapolados para que a marcação seja feita, com o árbitro mostrando de forma clara a contagem regressiva antes de assinar o escanteio.

Com “domínio carioca”, estreantes no Athletico valorizam união e experiência do elenco

Mycael consolida-se no Athletico mesmo com 21 anos

Titular desde o ano passado, Mycael é considerado a principal promessa do Athletico no elenco principal. O jovem goleiro chegou ao Furacão com apenas 14 anos e desde as suas primeiras aparições sempre teve destaque. Em 2019 foi campeão sul-americano com a seleção brasileira sub-15. Após esse título, o goleiro se consolidou na base do time canarinho, passando assim a ser convocado para sub-17 e depois também para a sub-20. Mycael foi campeão sul-americano sub-20 em 2023 e pan-americano também em 2023.

+ Principal reforço do Athletico em 2025 tem apenas 95 minutos em campo. Entenda motivos

A estreia na equipe principal do Athletico veio em 2024, após expulsão de Léo Linck na partida contra o São Paulo pelo Brasileirão. Após boas atuações virou sombra de Linck e logo garantiu a vaga de titular na equipe e desde então se manteve como arqueiro do Athletico. Em 2025, o Rubro-Negro trouxe de volta o Santos mas, em nenhum momento foi cogitado Mycael virar reserva por opção da comissão técnica.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Matheus Afonso

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.