O jovem goleiro Maksym Voronov, das categorias de base do Athletico, fez sua estreia pela seleção ucraniana Sub-20 no último sábado (22), durante um amistoso contra a Irlanda do Norte Sub-21. O jogo aconteceu na Turquia, onde a equipe europeia realiza um período de treinamentos. Maksym entrou no intervalo e contribuiu para a vitória de sua equipe, por 1×0.

O goleiro Maksym, do Athletico, estreou pela seleção ucraniana sub-20.
O goleiro Maksym, do Athletico, estreou pela seleção ucraniana sub-20. (Foto: Associação Ucraniana de Futebol/ Divulgação)

A seleção da Ucrânia Sub-20 segue sua preparação e voltará a campo nesta terça-feira (25), enfrentando a Noruega Sub-20. Esse será o último compromisso do time ucraniano antes do encerramento da etapa de treinos.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Maksym, natural de Lugansk, na Ucrânia, chegou ao Athletico em 2022, em meio à guerra que afetou seu país. Desde então, tem se destacado nas categorias de base do Furacão, o que chamou a atenção da comissão técnica ucraniana e garantiu sua primeira convocação.

Trajetória no Athletico

Desde sua chegada ao Athletico, Maksym evoluiu rapidamente e, como resultado, chegou a ser relacionado para um jogo do time principal no Brasileirão 2024, na partida contra o Bragantino, pela 36ª rodada. No entanto, um dos momentos mais marcantes de sua passagem pelo clube até agora aconteceu no Campeonato Paranaense Sub-20.

Em um jogo contra o PSTC, com o placar empatado em 2 a 2, o goleiro protagonizou um gol incrível. Na intenção de afastar o perigo, o jovem atleta saiu da área e deu um chutão em direção ao ataque, contudo, a bola não só viajou para o campo de ataque, como, com um quique no gramado, encobriu o goleiro adversário, garantindo a vitória do Furacão.

A chegada ao Brasil e a adaptação ao novo país

Em entrevista ao site oficial do Athletico, Maksym relembrou como sua vinda ao clube aconteceu e os desafios enfrentados: “Quando começou a guerra, em 2022, o futebol parou na Ucrânia. Meu empresário me ligou e disse que havia chance de vir para o Athletico Paranaense, o clube com melhor estrutura no Brasil. Eu aceitei. Não falava português, só um pouco de inglês, então tive que aprender rápido. Ainda não sou fluente, mas está bom”, disse o jovem arqueiro.

+ Barbieri deve ganhar ‘reforços’ no Athletico em treinos visando a Série B

Agora, com a convocação para a seleção de base da Ucrânia, Maksym vive um momento de ascensão e, sendo assim, pode se tornar uma peça importante para o futuro de seu país no futebol internacional.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!