No dia 10 de abril de 1968, chegava ao fim a segunda e última passagem de Ademar Pantera pelo Palmeiras. Na despedida do atacante, o Verdão acabou derrotado pela Portuguesa por 3 a 2, em partida válida pelo Campeonato Paulista.

Ademar Pantera(D), jogador do Palmeiras, durante partida contra o América-SP, válida pelo Campeonato Paulista de 1965 – Acervo/Gazeta Press

Depois de conquistar a terceira e segunda divisão com a Prudentina, o atacante chegou ao Palmeiras e logo venceu seu primeiro título de expressão. Trata-se do Torneio Rio-São Paulo de 1965, competição que Ademar Pantera foi principal goleador, com 14 gols marcados.

Na temporada seguinte, o Palmeiras conquistou seu 15º título do Campeonato Paulista, mas Ademar Pantera não foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo daquele ano por conta de uma lesão.

Em 1967, Ademar foi contratado pelo Flamengo, onde ficou por uma temporada antes de voltar ao Palmeiras. O centroavante ainda teve passagens por Fluminense e Coritiba. Depois de conquistar o Campeonato Paranaense, Ademar pendurou as chuteiras.

Em 30 de novembro de 2001, aos 60 anos, Pantera se tornou vítima fatal de uma Miastenia gravis, doença que lentamente enfraquece os músculos.