No dia 11 de abril de 1951, o Palmeiras derrotou o Corinthians em pleno Estádio do Pacaembu e conquistou o Torneio Rio-São Paulo. Aquiles e Jair Rosa Pinto, duas vezes, marcaram na vitória por 3 a 1 diante do seu maior rival.
Os jogadores do Palmeiras(da esquerda para a direita): Salvador, Oswaldo, Dema, o goleiro Oberdan, Luiz Villa, Waldemar Fiúme – Agachados: Lima, Aquiles, Liminha, Jair Rosa Pinto e Rodrigues, antes da partida contra o Corinthians, válida pela final do Torneio Rio-São Paulo de 1951 – Acervo/Gazeta Press
A competição era disputada no sistema de pontos corridos. Depois de um turno no qual os oito clubes jogavam entre si, a equipe com mais tentos se sagrava campeã. No entanto, como Palmeiras e Corinthians somaram a mesma pontuação, outros dois jogos foram disputados.
Na partida de ida, também disputada no Pacaembu, Liminha abriu o placar para o Verdão. Depois de Homero colocar contra o próprio patrimônio, Colombo e Jackson deixaram tudo igual para o Timão. O responsável por garantir o triunfo alviverde foi justamente Aquiles, artilheiro da competição.
Os times voltaram a se encontrar dias depois, mas o Corinthians teve poucas chances de vencer o duelo. Após um desentendimento, Luiz Villa, do Palmeiras, e Cláudio, do Corinthians, foram expulsos.